Estratégia ODS lança relatório sobre indicadores da desigualdade no Brasil

Após café da manhã com o ex-secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, os membros da Estratégia ODS se reuniram com representantes da delegação brasileira na 74ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, na tarde desta segunda-feira...

Após café da manhã com o ex-secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, os membros da Estratégia ODS se reuniram com representantes da delegação brasileira na 74ª Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, na tarde desta segunda-feira (23). O objetivo foi apresentar um relatório, desenvolvido pela Estratégia ODS, sobre os indicadores da desigualdade no Brasil, ao secretário nacional de Articulação Social da Secretaria de Estado do Governo (SEGOV), Iury Ribeiro.

Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, e Denise Verdade, representante da União Europeia no Brasil, explicaram que o objetivo da publicação é ajudar o país a entender as questões envolvendo desigualdade de uma maneira multidimensional. O relatório de 40 páginas contempla um aspecto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltado para a interdependência de resultados, assim como oferece uma forma eficiente de identificar as desigualdades no Brasil por meio de uma inteligência voltada para os indicadores.

De acordo com Denise, a aproximação da SEGOV com o Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS é de fundamental importância, uma vez que trata-se de um projeto para o fortalecimento da Rede e para o alcance da Agenda 2030 no país.

Com isso, a Estratégia ODS espera contribuir com mais um passo para o cumprimento da principal premissa da Agenda 2030: não deixar ninguém para trás. A coalizão se colocou à disposição para auxiliar o governo na estruturação de um plano de ação focado em melhorar os indicadores e atingir as metas previstas nos ODS.

Você pode acessar a publicação “Indicadores da Desigualdade no Brasil” clicando aqui.

Sobre a Rede Estratégia ODS:

A Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem essa agenda. Em 2018, com financiamento da União Europeia, nasceu o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que visa ampliar os esforços para a disseminação dos ODS. Atualmente, temos como objetivos:

Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS

Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais

Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação

Propor e fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos nacional e subnacionais

Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais

Ampliar e qualificar o debate público sobre a implementação dos ODS no Brasil

Acompanhe a Estratégia ODS

Site: https://www.estrategiaods.org.br/estrategia-ods/

FB: https://www.facebook.com/estrategiaods/

Twitter: https://twitter.com/Estrategia_ODS