Cartilha de Agricultura Sustentável: pacto global

Lançamento de cartilha tem como objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável da agricultura No dia 30 de agosto, o Grupo Temático de Alimentos e Agricultura da Rede Brasil do Pacto Global lançou a Cartilha dos Princípios...

Lançamento de cartilha tem como objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável da agricultura

No dia 30 de agosto, o Grupo Temático de Alimentos e Agricultura da Rede Brasil do Pacto Global lançou a Cartilha dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA), que tem como público-alvo as empresas desse setor, com o intuito de instigá-las a adotar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso a cartilha apresenta conteúdo teórico e exemplos de situações e organizações que já adotaram os princípios em seus processos.

O setor privado é visto como essencial para auxiliar na elaboração e entrega de soluções eficientes que envolvam o setor de Alimentos e Agricultura. Com os PEAA, é possível estabelecer uma conexão das empresas com governos, ONU, sociedade civil e outros interessados. A Cartilha dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura leva em consideração, principalmente, o ODS 2 (erradicação da fome), ODS 3 (saúde de qualidade), ODS 12 (produção e consumo sustentáveis), ODS 13 (ação climática) e ODS 15 (proteção à vida terrestre).
Histórico

As discussões sobre os PEAA iniciaram durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20, que ocorreu em 2012. Mas, foi em 2014 que o Pacto Global da ONU apresentou os PEAA oficialmente, após uma dinâmica que incluiu 20 consultas mundiais, envolveu mais de mil empresas, agências da ONU e organizações da sociedade civil engajadas com os temas da nutrição, agricultura, sustentabilidade e sistemas alimentares. O Pacto Global é conhecido por encorajar organizações a incorporar políticas de sustentabilidade e responsabilidade social no âmbito corporativo. Com isso tem sido possível promover diálogos entre empresas, organizações governamentais e não-governamentais e diversas outras instituições para desenvolver um mercado global mais inclusivo e sustentável.

Conheça sobre a Novozymes

A Novozymes, multinacional dinamarquesa e atuante no Brasil, líder mundial em bioinovação, está alinhada aos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA), fornecendo soluções biológicas inovadoras para aprimorar os processos de produção da indústria, visando reduzir a geração de resíduos e a emissão de gases de efeito estufa, assim como ajudar a deixar os produtos de uso diário mais sustentáveis. No site http://www.bioblog.com.br/ é possível conhecer detalhadamente as ações da Novozymes que têm trazido benefícios ambientais e sociais para a humanidade.

Fonte: Terra