Estratégia ODS amplia atividades na Baixada Santista

Em 9 de agosto, durante reunião articulada pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) da Baixada Santista, representantes da Estratégia ODS estiveram em Santos para apresentar o projeto de fortalecimento da...

Em 9 de agosto, durante reunião articulada pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) da Baixada Santista, representantes da Estratégia ODS estiveram em Santos para apresentar o projeto de fortalecimento da coalizão à Secretária Executiva da Agência de Desenvolvimento Metropolitano (AGEM) da região, Raquel Chini.

Durante o encontro, foi discutida a necessidade de estimular a sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios. Com isso, o projeto prevê apoio técnico e institucional para a implementação dos ODS nos instrumentos de gestão dos municípios. Também foi articulada a realização de um workshop para os representantes das câmaras temáticas do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (CONDESB), composto por prefeitos, diretorias regionais e pela própria AGEM. O workshop visa trabalhar o plano de desenvolvimento da Baixada Santista vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e irá unir esforços, primeiramente, com a câmara temática de assistência social.

Além disso, a coalizão também pretende participar de reunião com o CONDESB para apresentar os benefícios de integrar a Estratégia ODS aos prefeitos da região, demonstrando as oportunidades que surgem ao trabalhar com os ODS na gestão. No caso, as principais oportunidades estão relacionadas: à regulação por parte de órgãos de controle ou do governo do estado; à organização de seus instrumentos de gestão com base em indicadores globalmente validados; e à captação de recursos para o desenvolvimento junto aos bancos nacionais e organismos multilaterais.

A Fundação Abrinq, coordenadora do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, se comprometeu a desenvolver um diagnóstico inicial sobre os municípios da região para estabelecer uma agenda padrão, voltada para os ODS, com os planos de gestão. Na próxima reunião, também serão apresentadas boas práticas de municípios que já aderiram à Estratégia ODS.

Estiveram presentes na atividade: Ricardo Batista, Coordenador do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS; Carlos Delcídio, Assistente Técnico do Programa Prefeito Amigo da Criança, ambos da Fundação Abrinq; e Raquel Chini, Secretária Executiva da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista.