Estratégia ODS inicia construção de metodologia para apoiar a implantação dos ODS nos municípios

 em Notícias

Membros da rede utilizaram o case de Atibaia para discutir a criação de diretrizes no suporte aos municípios em relação aos ODS

Na última terça-feira, 18 de junho, membros da Estratégia ODS se reuniram com representantes da secretaria de planejamento, do controle interno e da secretaria de planejamento estratégico de Atibaia, para discutir a criação de implementação de metodologia para auxiliar a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios.

O case de Atibaia foi escolhido como norte para a discussão, uma vez que a região trabalha, há um ano, com a identificação e benefícios dos ODS, além de apresentar compatibilidade e conexão entre seu Plano Plurianual (PPA) e as metas dos objetivos. Por isso, na reunião, os representantes do município ofereceram detalhes sobre suas iniciativas, assim como os principais desafios e oportunidades encontradas até agora.

Essa conexão entre os ODS e os instrumentos de gestão permite que os municípios repensem os indicadores e metas do PPA, de forma a permitir uma reformulação do documento, para que fique mais transparente e adequado às necessidades da localidade, como forma de fortalecer as ações do governo.

Na próxima etapa do processo, no dia 11 de julho, a Frente Nacional de Prefeitos e a Fundação Abrinq irão até Atibaia para complementar o fluxo de produção da metodologia. A intenção da Estratégia ODS é de que a metodologia seja utilizada por todos os municípios integrantes da rede.

Sobre a Rede Estratégia ODS:

A Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem essa agenda. Em 2018, com financiamento da União Europeia, nasceu o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que visa ampliar os esforços para a disseminação dos ODS. Atualmente, temos como objetivos:

  • Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS
  • Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais
  • Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação
  • Propor e fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos nacional e subnacionais
  • Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais
  • Ampliar e qualificar o debate público sobre a implementação dos ODS no Brasil

Acompanhe a Estratégia ODS

Site: http://www.estrategiaods.org.br/estrategia-ods/

FB: https://www.facebook.com/estrategiaods/

Twitter: https://twitter.com/Estrategia_ODS

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar