Estratégia ODS participa de abertura do Projeto Gota d’água

 em Notícias, ods

A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pauta proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem gerado benefícios diretos para os municípios. A análise foi realizada pela assessora de Projetos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e membro da Estratégia ODS, Larissa Cervi, durante a abertura oficial do Projeto Gota D’Água, promovido virtualmente pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), nesta quarta-feira, dia 15.

Na avaliação da representante da entidade, o retorno positivo, que inclui conquistas como a otimização de recursos e a consequente melhoria de resultados, é fruto do trabalho integrado que precisa ser feito pelos gestores para executar as metas previstas nos ODS.

“Entendemos que os ODS podem contribuir, de fato, para os municípios, a partir de um trabalho integrado que gera otimização de recursos. Sabemos que muitos dos problemas das cidades estão correlacionados. Então, não adianta investir em saúde, se a gente não investe em educação. […] Por isso, os ODS não são uma agenda estranha à gestão municipal, ela já tem tudo a ver com o que os municípios já fazem”, esclareceu.

No encontro virtual, Larissa detalhou ainda que o trabalho desenvolvido pela FNP para auxiliar a expansão dos ODS nos municípios é fomentado no âmbito do projeto “Fortalecimento da Rede Estratégica ODS”, realizado em conjunto com a Fundação Abrinq e a Agenda Pública, e com recursos da União Europeia. Atualmente, a iniciativa já atende mais de 50 municípios em todo o Brasil e é operacionalizada a partir dos instrumentos de planejamento das gestões locais, como o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Municipal para a Infância e a Adolescência (PMIA).

Entre as cidades assistidas que já apresentaram boas práticas, a assessora da FNP citou como exemplo os cases de Atibaia (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Campinas (SP). “Temos observado um crescimento no interesse dos municípios, inclusive, vindo pela percepção dos benefícios alcançados”, completou.

Lançado nesta quarta-feira, 15, a edição de 2020 do Projeto Gota D’Água terá como tema central “Os ODS na construção do mundo que queremos”. Para isso, a iniciativa promoverá dez capacitações virtuais até o fim do ano para intensificar as ações de educação ambiental.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar