Estratégia ODS promove encontro para debater implementação dos ODS nos planejamentos municipais

 em Notícias, ods

São Caetano do Sul/SP e Atibaia/SP apresentaram, na manhã desta quarta-feira, 11, suas experiencias com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos seus planejamentos. A atividade integrou a programação do projeto de fortalecimento da rede Estratégia ODS e foi realizada em conjunto pela coalizão, pela Frente Nacional de Prefeitos e Fundação Abrinq, durante a 77ª Reunião Geral da FNP, em Florianópolis/SC.

Em dez passos, a prefeitura de São Caetano construiu um plano de ação com o objetivo de alinhar todas as pastas em uma diretriz baseada nos ODS. “Estamos ligando programas nos ODS e criando metas e indicadores a partir de ações estruturantes, desenhadas em cinco grandes diretrizes”, explicou a secretária de Governo do município, Marília Marton.

Com os eixos Responsável e transparente; Inovadora e Conectada; Inclusiva e Acolhedora; Saudável e Ativa; Sustentável, Organizada e Segura, São Caetano criou metas próprias para cada um deles. “Bebendo, claro, dos ODS, mas pensando muito especificamente nas particularidades da cidade”, falou. Segundo Marília, a cidade está no ponto de apresentar a nova proposta à população. E está por vir a criação de indicadores, acompanhamento das ações e consolidação da Agenda 2030.

Em Atibaia, um grupo de trabalho desenvolve ações voltadas à localização desses Objetivos nas pastas da Administração Municipal e em seu Plano Plurianual. Integrantes das secretarias de Planejamento e Finanças, Planejamento Estratégico e Controle Interno estão juntos para, principalmente, indicar o alinhamento de programas, objetivos, metas e indicadores do PPA com as Metas dos ODS.

Conforme o diretor de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Finanças, Maurício Tenório, o status atual da iniciativa está na identificação dos indicadores e estabelecimento de metas para cumprimento dos ODS pelas secretarias e coordenadorias municipais, partindo das diretrizes do plano diretor. De acordo com a coordenadora Especial de Planejamento Estratégico da cidade, Viviane Cocco, apesar de não estarem identificados visualmente em peças publicitarias, os ODS ditam caminhos parae uma série de ações promovidas na cidade.

Após as boas práticas municipais, a equipe do projeto promoveu uma oficina baseada em dificuldades e obstáculos observados em municípios participantes do projeto. O objetivo é oferecer um suporte sobre questões relacionadas a planejamento (objetivos, metas e indicadores) e ODS.

Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS
Lançado em abril do ano passado, o projeto de “Fortalecimento da Rede Estratégia ODS” é coordenado pela Fundação Abrinq, em parceria com a FNP e a Agenda Pública, com financiamento da União Europeia.

“Estratégia ODS” é uma rede de organizações da sociedade civil, do setor privado e de governos locais, que tem, entre seus objetivos, ampliar e qualificar o debate a respeito dos ODS no Brasil.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar