GDF cria grupo para monitorar implantação de Objetivos para Desenvolvimento Sustentável

Por Graziele Frederico, G1 DF Governador Rodrigo Rollemberg assina acordos para projetos prioritários do governo (Foto: Graziele Frederico/G1)  O governador Rodrigo Rollemberg assinou nesta segunda-feira (13), o decreto para...
 O governador Rodrigo Rollemberg assinou nesta segunda-feira (13), o decreto para gestão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas no Distrito Federal. Também foram firmados 26 acordos para designar as prioridades do governo e suas secretarias em 2017. No discurso, o governador afirmou que vê Brasília na vanguarda do desenvolvimento sustentável do país.

Questionado sobre o fato desse protagonismo ser ressaltado justamente quando o Distrito Federal está enfrentando uma crise hídrica, o governador disse que medidas já estão sendo tomadas para melhorar a captação na irrigação de áreas da bacia do Descoberto, e na melhoria e uso eficiente da água. “Ao longo dos próximos dias vamos lançar um plano de enfrentamento hídrico do DF.” O governo, porém, não explicitou os detalhes do projeto.

Rollemberg citou também que o governo já tem investimentos reservados para implantação de captação de água no Lago Paranoá, no sistema Corumbá 4 e na realização de obras no subsistema do Bananal.

Prioridades do governo

Para os projetos listados nos acordos, Rollemberg informou que os recursos já estão listados no orçamento aprovado para 2017. O destaque citado para a Saúde, por exemplo, que está em situação de emergência decretada pelo próprio governo, prevê como prioridade a transformação de 63 unidades básicas de Saúde em locais de atendimento estratégico para a Saúde da Família.

Na educação, foi destacado o chamamento público lançado nesta segunda para credenciamento de instituições particulares para abertura de vagas para educação infantil. O governador afirmou que tem como objetivo a universalização da educação infantil no DF.

Segundo a Secretaria de Educação, 2.510 crianças, de 4 e 5 anos, fizeram a solicitação de vaga para o ano letivo de 2017, na rede pública de ensino e não conseguiram vaga em uma das escolas públicas ou conveniadas. A Secretaria de Mobilidade citou a implantação do bilhete único e o DFTrans a disponibilização de seus sistema em mobile para os usuários.