A mais transformadora tendência do Século XXI

Urbanização, a Nova Agenda Urbana e as cidades que precisamos Por: Renato Raposo Nesta semana, a coluna “Desenvolvimento Sustentável” conversou com Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de...

Urbanização, a Nova Agenda Urbana e as cidades que precisamos

Por: Renato Raposo

Nesta semana, a coluna “Desenvolvimento Sustentável” conversou com Roberto Montezuma, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) sobre o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Em outubro do ano passado, Montezuma esteve em Quito para a Habitat III, a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada pela ONU-Habitat, agência do Sistema das Nações Unidas criada em 1978, e sediada em Nairóbi, capital do Quênia, para se dedicar ao tema dos assentamentos humanos.

A Habitat III acontece na sequência da Rio +20, em 2012, e do lançamento dos ODS, em 2015. Foi durante a Conferência que foi lançada a Nova Agenda Urbana, um documento construído a muitas mãos, que propõe parâmetros para repensarmos a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades nos próximos 20 anos, a fim de dar conta de um dos maiores desafios que enfrentamos como civilização: até 2050, a população urbana deve praticamente duplicar, fazendo da urbanização a mais transformadora tendência do século XXI.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) foi criado em 2012, pelo desmembramento do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e, desde então, vem exercendo um importante papel nas discussões das cidades sustentáveis. No primeiro momento, preparando um documento a ser levado à Habitat III e, atualmente, na implementação da Nova Agenda Urbana. Em Pernambuco, em particular, o protagonismo do CAU/PE vem contribuindo de maneira fundamental para a construção de uma visão de longo prazo que oriente e integre esforços, como é o caso da brilhante parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Juntos, CAU/PE e Amupe promoveram, em julho deste ano, o histórico “Fórum Internacional HOJE: Implementando Cidades Sustentáveis”, quando foram assinados acordos de cooperação técnica com a ONU-Habitat, para a difusão e implementação das diretrizes na Nova Agenda Urbana. A participação de dezenas de prefeitos e gestores municipais de todas as regiões de Pernambuco sinaliza que também as autoridades dos pequenos e médios municípios estão atentas à oportunidade de se alinharem com o esforço global em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e dos ganhos que essa sinergia pode proporcionar ao desenvolvimento local das suas cidades.

Maurice Strong, secretário-geral da Rio 92, disse que “a batalha da sustentabilidade será vencida ou perdida nas cidades”. Confira o que Roberto Montezuma tem a dizer sobre isso e muito mais.

Veja o Vídeo: Roberto Montezuma fala sobre a Nova Agenda Urbana

Fonte: FolhaPE