ONU nomeia presidente da Fiocruz para painel sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Paulo Gadelha integrará um grupo de dez especialistas internacionais para apoiar a implementação dos novos Objetivos Globais das Nações Unidas. Entre as ações previstas estão a realização de um fórum sobre tecnologia, ciência e...

Paulo Gadelha integrará um grupo de dez especialistas internacionais para apoiar a implementação dos novos Objetivos Globais das Nações Unidas. Entre as ações previstas estão a realização de um fórum sobre tecnologia, ciência e inovação e uma plataforma para ampliar o conhecimento nestas áreas.

O brasileiro Paulo Ernani Gadelha Vieira, presidente da Fiocruz, foi nomeado como um dos dez especialistas do Mecanismo de Facilitação de Tecnologia da ONU. Foto: ENSP/Sérgio Eduardo de Oliveira

O brasileiro Paulo Ernani Gadelha Vieira, presidente da Fiocruz, foi nomeado como um dos dez especialistas do Mecanismo de Facilitação de Tecnologia da ONU. Foto: ENSP/Sérgio Eduardo de Oliveira

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha,integrará um painel de dez especialistas recém-criado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O grupo apoiará o Mecanismo de Facilitação de Tecnologia, lançado durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em setembro de 2015. O anúncio da nomeação foi feito na sexta-feira (29).

Mestre em medicina social pela UERJ e doutor em Saúde Pública pela Fiocruz, Gadelha assumiu a presidência da instituição em 2009 e está em seu segundo mandato.

Por meio do Mecanismo, ele apoiará a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que determinarão o curso global nos próximos 15 anos para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, entre outros desafios.

O Mecanismo inclui uma equipe-tarefa interagencial da ONU em ciência, tecnologia e inovação, que neste momento já conta com 25 organismos da ONU. A iniciativa prevê ainda a realização de um fórum anual entre as partes interessadas e uma plataforma online para divulgar conhecimento sobre ações e projetos inovadores, científicos e tecnológicos.

O grupo de dez membros inclui representantes da sociedade civil, setor privado e da comunidade científica da Holanda, Estados Unidos, Nicarágua, Filipinas, Arábia Saudita, África do Sul, Ruanda, Reino Unido e Montenegro, reconhecidos internacionalmente em suas áreas de atuação. Eles aconselharão a equipe-tarefa, sobretudo na preparação dos fóruns anuais e no desenvolvimento e operacionalização da plataforma online.

Veja a lista completa de especialistas e outras informações clicando aqui.