Agência da ONU discute objetivos globais em evento de petróleo e gás no Rio

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) participou nesta semana do “Rio Oil & Gas 2016”, maior evento do setor de petróleo e gás da América Latina, discutindo formas de as indústrias ajudarem a conquistar...

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) participou nesta semana do “Rio Oil & Gas 2016”, maior evento do setor de petróleo e gás da América Latina, discutindo formas de as indústrias ajudarem a conquistar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) participou nesta semana do “Rio Oil & Gas 2016”, maior evento do setor de petróleo e gás da América Latina, discutindo formas de as indústrias ajudarem a conquistar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na ocasião, a agência da ONU apresentou o “Atlas de Petróleo e Gás e os ODS”, que mapeia as oportunidades de contribuições das empresas do setor aos 17 objetivos globais.

A apresentação ocorreu na “Arena Sustentabilidade”, onde ocorreram palestras e debates sobre assuntos que envolvem o alcance das metas dos ODS no setor, demonstrando o interesse da indústria com o crescimento econômico, a proteção do meio ambiente e a inclusão social.

“O Atlas de Petróleo e Gás para o Desenvolvimento Sustentável está aberto para a consulta de todas e todos. O mapeamento global é fundamental, por meio de exemplos de boas práticas, para disseminarmos iniciativas que dialogam com a Agenda 2030 e os 17 objetivos globais”, afirmou a oficial de programa do PNUD, Ieva Lazareviciute.

O especialista de programa do Centro RIO+, Márcio Pontual, ressaltou ser importante que as empresas encontrem oportunidades de aceleração de investimentos nos ODS. O fórum também apontou a necessidade de as companhias trabalharem as metas dos ODS para ampliar as atividades financeiras de forma equilibrada, inclusiva e sustentável.

Além de representantes do PNUD, participaram do fórum a assessora da Petrobras Ana Paula Grether, a diretora-executiva do projeto Rio+B, Gabriela Valente, e representantes da sociedade civil.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site da conferência, ou na página da “Arena Sustentabilidade”.

Fonte: ONU BR