As desigualdades sociais e os ODS

Em um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no final de 2019, o Brasil aparecia como o sétimo país mais desigual do mundo. Esse resultado reflete um desequilíbrio em aspectos sociais e...

Em um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no final de 2019, o Brasil aparecia como o sétimo país mais desigual do mundo. Esse resultado reflete um desequilíbrio em aspectos sociais e econômicos em nossa sociedade.

Em 2020, com a pandemia da COVID-19, o cenário das desigualdades no país ficou cada vez mais exposto. Boa parte dos trabalhadores não contou com a oportunidade de trabalhar à distância. Uma parte da população tem dificuldades de acesso à um tratamento de saúde adequado.

Diante de um cenário que caminha para um aprofundamento das desigualdades sociais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – especialmente o 5 e o 10 – podem contribuir para o surgimento de uma sociedade menos desigual.

O ODS 5, que tem foco na igualdade de gênero, propõe diversas metas e práticas que abrangem temas como o empoderamento de meninas e mulheres, a igualdade de oportunidades para mulheres no mercado de trabalho e o fim de qualquer forma de violência contra mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas. Você pode conferir todas as metas do ODS 5 clicando aqui.

Já o ODS 10 aborda, especificamente, a redução das desigualdades e propõe metas que passam pela promoção social e política para todas e todos, a eliminação de leis discriminatórias e a elaboração de leis adequadas, além da adoção de políticas de proteção social. Você pode conferir todas as metas do ODS 10 clicando aqui.

Mas como começar a mudar?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecem diretrizes globais para a implementação da Agenda 2030, que visa promover o desenvolvimento sustentável no planeta. No entanto, até mesmo no Brasil, diferentes realidades são encontradas. Uma empresa com mil funcionários precisará encontrar uma maneira diferente de promover a inclusão se comparada com uma empresa de 10 funcionários, assim como um município de 10 mil habitantes encontra um cenário totalmente diferente se comparado a uma metrópole.

Por isso, a Estratégia ODS, coalizão formada por diferentes organizações do país, produz conteúdos para auxiliar organizações da sociedade civil, empresas, governos municipais e a academia a adaptarem suas ações aos ODS. Conheça mais e faça parte dessa coalizão que trabalha para facilitar a implantação e disseminação dos ODS no Brasil!