Como os ODS podem orientar os municípios para uma recuperação econômica inclusiva?

Neste começo de ano, as novas gestões municipais precisam lidar com os impactos sociais e econômicos gerados pela crise da COVID-19. Cada território possui suas peculiaridades, mas é importante realizar um planejamento que permita...

Neste começo de ano, as novas gestões municipais precisam lidar com os impactos sociais e econômicos gerados pela crise da COVID-19. Cada território possui suas peculiaridades, mas é importante realizar um planejamento que permita manter os cidadãos em segurança, ao mesmo tempo em que ações de recuperação econômica são colocadas em prática.

E a Agenda 2030, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), oferece caminhos para essa recuperação inclusiva, com o objetivo de não deixar ninguém para trás. Trata-se de uma agenda de soluções que incita o olhar para a redução de desigualdades, de forma a garantir que todos tenham as condições adequadas, no que se refere a capacidades e oportunidades, para ter uma boa qualidade de vida.

Mas por que implementar os ODS nos municípios?

A Agenda 2030 proporciona uma série de oportunidades para estados e municípios, relacionadas a materiais, ferramentas, parcerias e recursos que possibilitam o aprimoramento da gestão e de políticas públicas, além da promoção do desenvolvimento sustentável local.

É uma agenda de integração entre os eixos econômico, social e ambiental por meio dos ODS e suas metas. Dessa forma, ao adaptar as metas globais para a realidade de cada município, gera-se engajamento do gestor público, da sociedade civil, do setor privado e da academia. É um esforço conjunto.

O que a implementação dos ODS pode proporcionar a um município?

  • A revisão e aprimoramento de metas e indicadores de planos municipais
  • Melhoria de dados municipais
  • Eficiência da administração pública
  • Soluções duradouras e resultados de médio e longo prazo
  • Ampliação de fontes de financiamento e otimização de recursos
  • Estabelecimento de parcerias multissetoriais

E como fazer isso?

É importante ler e entender sobre os ODS e sua relevância para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. No Brasil, a Estratégia ODS é uma coalizão de organizações comprometidas com a disseminação da Agenda 2030 e com o fortalecimento do debate sobre os ODS no Brasil. Proporcionamos ferramentas, publicações, webinars e artigos de apoio para que auxiliar nesse processo.