Confira como foi o Encontro Nacional da Rede Estratégia ODS

Evento discutiu questões relevantes diante dos desafios nacionais para atingir as metas da Agenda 2030

A pandemia da COVID-19 e a recuperação econômica inclusiva foram dois dos principais temas que fomentaram as atividades do Encontro Nacional da Rede Estratégia ODS. O evento, realizado pela Estratégia ODS e Agenda Pública, com cofinanciamento da União Europeia, foi online e contou com painéis que discutiram abordagens relevantes para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil até 2030.

A abertura do evento foi realizada em um painel com Victor Graça, Gerente Executivo da Fundação Abrinq; Axel Grael, Vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeito de Niterói; e Helena Grundig, Diretora Técnica da Agenda Pública. Os palestrantes recepcionaram os convidados e explicaram sobre o funcionamento do evento, assim como ofereceram um breve olhar sobre os principais desafios para o alcance da Agenda 2030, principalmente em relação aos impactos da pandemia.

Já na primeira sessão contou com a presença de Alessandra Nilo, Co-fundadora e Coordenadora Geral da GESTOS; Denise Verdade, Asessora do Programa de Cooperação e Oficial de Projetos da Delegação da União Europeia no Brasil; Fernanda Ribeiro, Presidente da Associação AfroBusiness; e Erick Amorim, Auditor Federal de Finanças e Controle no Ministério da Economia. O tema guia foi o financiamento para implementação dos ODS, onde foram detalhadas algumas diretrizes para o apoio de projetos e programas que promovam o alcance das metas no Brasil, assim como os principais desafios e oportunidades encontrados por diferentes da sociedade para promover a Agenda 2030.

O segundo painel, formado por João Marcelo Borges, Diretor de Projetos Especiais do Impact Hub Brasília; Daniel Balaban, diretor do World Food Program (WFP/UN); Rodrigo Castro, Diretor de País na Solidaridad Network; e Gláucia Barros, Diretora Programática na Fundação AVINA. O objetivo foi discutir os impactos da pandemia para alcance dos ODS, principalmente no Brasil. Os convidados abordaram desafios na questão climática, distribuição de alimentos, aumento da pobreza e as desigualdades crescentes.

Já o terceiro e último painel, composto por Carlo Pereira, diretor executivo no Pacto Global; Marina Marçal, coordenadora de política climática e engajamento no Instituto Clima e Sociedade; Maitê Gauto, gerente de programas, incidência e campanhas da Oxfam Brasil; e Sergio Andrade, Diretor Executivo da Agenda Pública, abordou alguns dos principais caminhos para a superação da crise e a importância de estimular a recuperação econômica inclusiva. Foi destaque a necessidade dos esforços do setor privado para promover a Agenda 2030, além da multissetorialidade como forma de promover esforços conjuntos e a disseminação de novos caminhos para amenizar e solucionar a crise econômica e social.

De acordo com Denise Verdade, representante da Delegação da União Europeia no Brasil, “O Encontro Nacional da Estratégia ODS é uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e debate na busca de soluções para a implementação da Agenda 2030 no Brasil. Os ODS só serão realizados mediante um compromisso renovado de cooperação entre a comunidade internacional e uma parceria global ampla que inclua a união de três setores chaves: sociedade civil, setor privado e governos locais. Não se pode alcançar mudanças reais e duradouras no ritmo necessário para cumprir os ODS sem uma resposta coordenada, colaborativa e coletiva destes atores e investidores que têm um potencial transformador e único para implementar esta Agenda e torná-la uma realidade para todos, sem deixar ninguém para trás. Ação, cooperação e parceria se revelam determinantes para que o cumprimento dos ODS seja efetivo. Há uma elevada expectativa para implementação da Agenda 2030 por meio da ação da União Europeia no país, razão pela qual tem apoiado inúmeros projetos e programas com foco na Agenda 2030.”

Os painéis continuam através do Festival ODS. Acesse: https://www.festivalods2021.com.br/