Estratégia ODS e Fundação Abrinq realizam mais um seminário sobre a implementação dos ODS nas cidades

A Estratégia ODS, por meio da Fundação Abrinq e do Programa Prefeito Amigo da Criança, realizou, nos dias 16 e 17 de outubro, mais uma edição do seminário Conselhos Fortes, Direitos Assegurados: Caminhos para a implementação dos...

A Estratégia ODS, por meio da Fundação Abrinq e do Programa Prefeito Amigo da Criança, realizou, nos dias 16 e 17 de outubro, mais uma edição do seminário Conselhos Fortes, Direitos Assegurados: Caminhos para a implementação dos ODS nas Cidades. Dessa vez, o evento aconteceu em Maceió – AL, e contou com com a presença de um total de 113 participantes, de 43 municípios, representando 14 estados: todos os nove estados nordestinos, além de representantes do Norte (Pará), Sudeste (Espírito Santo e Minas Gerais) e Sul (Paraná e Santa Catarina).

Na ocasião, palestrantes convidados apresentaram experiências exitosas em seus municípios. João Valério, articulador municipal de Felipe Guerra (RN), compartilhou as dificuldades rotineiras encontradas em Felipe Guerra e as principais soluções encontradas. O Ex-prefeito de Sobral (CE), reconhecido como Destaque Nacional na edição passada do Programa Prefeito Amigo da Criança, Clodoveu Arruda, abordou o tema do combate à desigualdades, com foco no relato de sua gestão no combate à mortalidade e melhorias nos indicadores de qualidade de educação. O Prefeito de Fazenda Rio Grande (PR), Marcio Wozniack apresentou três práticas de sua gestão voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, sendo elas o Núcleo da Infância e Adolescência, o Projeto RG Itinerante e a reestruturação do Serviço de Convivência Familiar e Comunitária.

De acordo com Raquel Lyra, prefeita do município de Caruaru – PE, “foi bem proveitoso participar do seminário “Conselhos Fortes, Direitos Assegurados: Caminhos para a implantação dos ODS nas cidades”, pois é de fundamental importância para que a gente possa discutir temáticas sobre a infância, a adolescência e a diminuição da desigualdade, justamente nesse momento em que várias cidades do Brasil passam por dificuldades. Pudemos compartilhar experiências realizadas nos municípios e debater passos importantes para avançarmos no futuro das nossas crianças e de toda a população.

O evento concluiu o ciclo de Seminários Regionais da atual edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (2017-2020). Neste ciclo, a Fundação Abrinq realizou Seminários Regionais no Nordeste nos municípios de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Teresina(PI), Recife (PE), Portalegre (RN) e, por fim, Maceió (AL). Os seminários na região nordestina contaram com a presença de 598 participantes, dentre os quais 34 Prefeitos e Prefeitas, 116 Secretários e Secretárias Municipais e 50 Presidentes de Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.