Estratégia ODS lança formação em equidade de gênero para empresas

Em parceria com o FGVces e a Fundação Abrinq, o curso proporcionará conteúdo para empresas que querem promover a mudança em relação às questões de gênero

A Estratégia ODS, coalizão de organizações com o propósito de ampliar e qualificar o debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, lançou o Programa de Formação em Sustentabilidade e Equidade de Gênero. A ação é uma realização conjunta com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces) e com a Fundação Abrinq, além de contar com o cofinanciamento da União Europeia.

O objetivo é promover visibilidade e compreensão dos conceitos relacionados às questões de gênero, com o reconhecimento de práticas excludentes em organizações e a geração de uma inspiração à ação individual e organizacional para construir possíveis reparações de processos e políticas organizacionais. Para isso, serão realizadas atividades que contemplem diferentes formatos, mesclando momentos expositivos com atividades práticas, dialógicas e reflexivas.

A formação é dividida em duas turmas e ministrada por pesquisadoras e especialistas do FGVces. Cada turma participará de oito aulas, com duas horas de duração, que vão abordar temas como “questões de gênero e o trabalho”, masculinidades nas organizações” e “interseccionalidade como prática de mudança”. Os participantes são representantes de empresas que fazem parte do programa Empresa Amiga da Criança, realizado pela Fundação Abrinq, que tem como objetivo engajar as empresas para promover os direitos das crianças e adolescentes.

A abertura foi realizada por Victor Graça, Gerente Executivo da Fundação Abrinq, que explicou sobre a importância do trabalho realizado com as empresas participantes para a melhoria da vida de crianças e adolescentes. Além disso, destacou a importância de fortalecer os ODS 5 e 10 ao proporcionar conteúdo qualificado, em parceria com o FGVces, para Empresas Amigas da Criança.

De acordo com Gabriela Alem, pesquisadora do FGVces, “Há uma necessidade latente de ampliarmos nossos olhares e experiências relacionadas às questões de gênero e de equidade nas organizações. É preciso conhecer mais, refletir mais e ousar criar caminhos experimentais para atingirmos as metas da Agenda 2030. Essa formação será uma oportunidade de avançarmos nesse sentido, a partir da promoção e visibilidade de conceitos fundamentais e reconhecimento tanto de boas práticas quanto de práticas empresariais excludentes, visando inspirar a turma para ação individual e coletiva.”

Com a realização desse curso, a Estratégia ODS auxilia na formação de agentes transformadores, que levarão os conhecimentos sobre equidade de gênero para dentro das organizações, promovendo um processo de mudança interno e externo.

Saiba mais sobre cada uma das organizações que realizam essa formação:

Estratégia ODS: https://www.estrategiaods.org.br/

FGVces: www.fgv.br/ces

Fundação Abrinq: https://www.fadc.org.br/