Estratégia ODS participa de encontro em Mongaguá para discutir proteção social básica

No dia 26 de julho, membros da Estratégia ODS estiveram em Mongaguá - SP, para apresentar o projeto de fortalecimento da coalizão e os ODS para sete dos nove municípios da Baixada Santista, com o objetivo de integrar os Objetivos de...

No dia 26 de julho, membros da Estratégia ODS estiveram em Mongaguá – SP, para apresentar o projeto de fortalecimento da coalizão e os ODS para sete dos nove municípios da Baixada Santista, com o objetivo de integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas políticas de assistência social.

Estiveram presentes, na oficina, representantes dos municípios de Mongaguá, Itanhaém, Santos, Guarujá, Bertioga, Praia Grande e São Vicente. Além disso, Claudia Frederico, Diretora do Núcleo de Avaliação e Supervisão na Diretoria Regional de Assistência Social da Baixada Santista (DRADS), também participou da atividade.

Segundo Maitê Gauto, Líder de Políticas Públicas da Fundação Abrinq e representante da Estratégia ODS na oficina, “uma política de assistência social sustentável é aquela que consegue integrar a ação de assistência com as demais políticas, criando a possibilidade para que as famílias que fazem parte do serviço se tornem autônomas e não voltem para o sistema. É disso que precisamos nas políticas públicas”.

Após a oficina conceitual sobre as oportunidades de aprimoramento das políticas públicas de assistência social por meio dos ODS e a importância das secretarias municipais de assistência social na implementação da Agenda 2030 realizada em Mongaguá, DRADS e Estratégia ODS propuseram uma nova oficina para abordar os ODS de forma prática com os gestores em data a ser agendada.

Sobre a Rede Estratégia ODS:

A Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem essa agenda. Em 2018, com financiamento da União Europeia, nasceu o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, que visa ampliar os esforços para a disseminação dos ODS. Atualmente, temos como objetivos:

  • Promover avaliações críticas sobre o processo de implementação dos ODS
  • Mobilizar formadores de opinião e atores-chave de organizações e movimentos sociais
  • Articular atores-chave do setor privado para qualificar sua atuação
  • Propor e fomentar políticas públicas indutoras voltadas para governos nacional e subnacionais
  • Incidir sobre a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais
  • Ampliar e qualificar o debate público sobre a implementação dos ODS no Brasil

Acompanhe a Estratégia ODS

Site: https://www.estrategiaods.org.br/estrategia-ods/

FB: https://www.facebook.com/estrategiaods/

Twitter: https://twitter.com/Estrategia_ODS