Estratégia ODS participa de avaliação de projetos em curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Em outubro de 2021, a Estratégia ODS foi convidada para realizar duas palestras para a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que desenvolve uma atividade denominada Cidades Inteligentes Ciclo I. Os alunos calouros...

Em outubro de 2021, a Estratégia ODS foi convidada para realizar duas palestras para a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que desenvolve uma atividade denominada Cidades Inteligentes Ciclo I. Os alunos calouros têm, na disciplina de Ciências, Tecnologia e Sociedade, uma atividade que corresponde ao desenvolvimento de uma ideia apoiada em um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a intenção de possibilitar uma melhora no cotidiano das cidades.  

Após as palestras, Thiago Battaglini, coordenador do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, foi convidado para participar da banca de avaliações dos projetos apresentados por esses alunos. Todos as apresentações seguiram o tema “Projetos de Cidades Inteligentes”.

Confira o ranking dos melhores projetos:

PosiçãoTema
1º LugarProjeto de Agricultura Sustentável em Escolas
e
E.C.O – Feira Ecológica
2º LugarA questão dos resíduos
3º LugarSoftware de mobilidade urbana: Smart Mobi
4º LugarSistema de captação de água da chuva e tratamento
para aplicação humana
5º LugarObesidade
6º LugarSistema de captação de água na cidade de
Francisco Morato
7º LugarDesafio Acadêmico: integrando pessoas e
aproximando realidades

De acordo com Renato Meneghetti Peres, professor do curso, “Em  2021, a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie reestruturou ações que pudessem trazer atividades desafiadoras aos calouros. Por isso, é de fundamental importância, atualmente, a compreensão de como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS) da ONU estão alinhados com a agenda 2030 das cidades. A trajetória acadêmica alinhada, também, aos ODS, permite aos acadêmicos desenvolver uma visão futura para as cidades que desejamos”.