Fundação Abrinq e Estratégia ODS lançam nova edição do Guia de Gestão para organizações sociais

Com o objetivo de contribuir com a gestão das organizações da sociedade civil, a Fundação Abrinq, por meio do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, lança a segunda edição do Guia de Gestão para quem dirige...

Com o objetivo de contribuir com a gestão das organizações da sociedade civil, a Fundação Abrinq, por meio do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, lança a segunda edição do Guia de Gestão para quem dirige Organizações da Sociedade Civil, cofinanciada pela União Europeia.

Promover o desenvolvimento e gerar prosperidade para todas as pessoas são propósitos da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O conceito de sustentabilidade, integrando crescimento econômico e justiça social continua a ser primordial a partir do qual o guia foi criado.

O material oferece conteúdo para qualificar o processo de gestão e aprimoramento das atividades realizadas pelas instituições que desempenham importante papel na sociedade brasileira.

A primeira edição do Guia de Gestão foi publicada em 2002. Para a reedição, vinte anos após o seu lançamento, foi realizada revisão com conceitos atuais de gestão, como governança, trabalho remoto, sistema de gestão digital, novidades na captação de recursos e o marketing nas redes sociais. A nova publicação está disponível para download gratuito e será disponibilizada às organizações que integram a Rede Nossas Crianças e ao público que deseja manter-se atualizado no tema.

O Guia de Gestão está organizado em oito capítulos. A novidade desta segunda edição são os vídeos explicativos, correspondentes ao tema da publicação, disponíveis no alto de cada capítulo através de um link.

Conceitos atuais

O primeiro capítulo, Os cinco campos de força na gestão social, aborda a noção de sustentabilidade organizacional e o equilíbrio de cada um dos campos no processo de gestão. Já o segundo capítulo chamado Identidade de uma organização, é destinado a refletir sobre as relações entre a organização social e o sistema onde está inserida, conduzindo o leitor a rever as bases de sua instituição e a sentir-se apto a revisar o conteúdo e forma de Missão, Visão e Valores.

O terceiro capítulo denominado A equipe tem como proposta explorar a dinâmica do trabalho em equipe e apresentar referência que podem ser utilizadas para orientar o desenvolvimento das pessoas nas organizações e alternativas para lidar com situações conflituosas e colaborativas. Com o título, Os serviços – planejamento, execução, monitoramento, avaliação e aprendizagem, o quarto capítulo traz o foco sobre a qualificação da atuação da organização na sociedade e oferece dicas para a realização de planejamento para efetivo monitoramento e avaliação.

Gestão financeira de organizações da sociedade civil é o tema do quinto capítulo, que aborda a questão da escassez de recursos e o fornecimento de informações adequadas que subsidiem decisões que envolvam colaboradores, prestação de serviços e a relação com a comunidade, importantes referências para a gestão financeira de organizações da sociedade civil. O sexto capítulo Captação de Recursos, apresenta os elementos a serem considerados na elaboração de um plano de captação de recursos para que, de forma organizada e sistemática, as instituições se fortaleçam.

Já o sétimo capítulo, Governança em uma organização da sociedade civil, trata dos desafios da governança das instituições sociais e a importância cada vez maior que a sociedade dá a gestão ética e eficiente.

O oitavo e último capítulo A comunicação e o marketing como ferramentas estratégicas de gestão social revela como que a comunicação assumiu um papel importante na gestão de uma organização social e como utilizar ferramentas de marketing para transformar causas em marcas fortes que sejam referência afetiva no cotidiano das pessoas.