“Não deixar ninguém para trás”: como adaptar para sua realidade local?

Em 2015, com a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Organização das Nações Unidas (ONU), países de todo o mundo se uniram para promover esforços que contribuíssem com as 169 metas elaboradas e,...

Em 2015, com a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Organização das Nações Unidas (ONU), países de todo o mundo se uniram para promover esforços que contribuíssem com as 169 metas elaboradas e, consequentemente, com a Agenda 2030. Desde então, o lema “não deixar ninguém para trás” passou a guiar a implantação dos ODS por um desenvolvimento sustentável ambiental, econômico e social.

No entanto, cinco anos após o estabelecimento dessa agenda, muito ainda precisa ser feito para concretizar os objetivos propostos. A pandemia causada pela COVID-19 aprofundou, ainda mais, as desigualdades sociais, principalmente no Brasil. De acordo com levantamento divulgado pelo Observatório das Metrópoles e divulgado pelo portal de notícias G1, a desigualdade de renda piorou em todas as regiões metropolitanas do país.

Mas como conseguir promover a redução das desigualdades em um cenário tão adverso?

No Brasil, algumas organizações promovem ações específicas para auxiliar determinados setores a incluírem os ODS em suas iniciativas. A Estratégia ODS, por exemplo, é uma coalizão de organizações nacionais que trabalha para disseminar informações sobre a Agenda 2030 e auxiliar 4 públicos diferentes na aplicação dos ODS em seu dia a dia: as organizações da sociedade civil, empresas, governos municipais e a academia.

Com o objetivo de não deixar ninguém para trás e com foco na redução de desigualdades de gênero, geracionais e étnico-raciais, a Estratégia ODS promove webinars, lança publicações, promove encontros, diálogos e promove parcerias para que seu público-alvo consiga adaptar as metas globais para uma realidade local.

Você sabia que um prefeito pode adaptar seus instrumentos de gestão (Plano Plurianual, Plano Diretor, entre outros) e utilizar as metas dos ODS como guia para promover ações que beneficiem a população como um todo? Empresas também podem adotar a Agenda 2030 para influenciar a cultura institucional, promovendo maior engajamento de colaboradores, valorização da marca, retenção de novos talentos e outros benefícios.

E como começar?

Acesse alguns dos conteúdos já produzidos pela Estratégia ODS e faça a adesão à coalizão. É fácil, grátis e proporciona acesso a diretrizes que podem facilitar a implementação do tema em sua realidade local.