Organizações apresentam resultados de atividades que receberam financiamento da Estratégia ODS

Associação Reciclázaro, AVSI Brasil e Casa Pequeno Davi foram as três organizações selecionadas em edital aberto pela Estratégia ODS em 2020. O objetivo era fomentar projetos de Organizações da Sociedade Civil para que...

Associação Reciclázaro, AVSI Brasil e Casa Pequeno Davi foram as três organizações selecionadas em edital aberto pela Estratégia ODS em 2020. O objetivo era fomentar projetos de Organizações da Sociedade Civil para que implementassem e/ou incorporassem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas atuações, com foco no atendimento a público em situação de vulnerabilidade socioeconômica, redução das desigualdades (étnico-racial, gênero e geracional), promoção dos Direitos Humanos e para o desenvolvimento econômico local sustentável.

Em dezembro de 2021, os projetos chegarão ao fim do período de financiamento e apoio técnico. Com isso, já apresentaram os resultados das ações e atividades realizadas com o apoio da Estratégia ODS.

Associação Reciclázaro

Projeto Pão de Moça – Mulheres de Coragem em Ação

Trata-se de um projeto que atende cerca de 20 participantes de São Paulo-SP, reunidas com a Associação Reciclázaro, por meio da Casa de Marta e Maria, e as instituições Morada do Sol, COR, Maria Maria e Lar de Nazaré, como uma resposta para impulsionar o crescimento profissional de mulheres de baixa renda na liderança de empreendimentos sustentáveis, garantindo condições econômicas e sociais para cada uma delas.

A Associação Reciclázaro se preocupou com o protagonismo de mulheres com perfil de vulnerabilidade.

  • Mulheres vítimas de violência doméstica;
  • Mulheres sem moradia (são assistidas por Centros de Acolhida da região);
  • Mulheres desempregadas, com ruptura de vínculos familiares, transtornos de saúde física e mental e problemas com à educação dos filhos;
  • Mulheres migrantes.

O objetivo é promover a reintegração na sociedade de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de ações socioambientais. Dessa forma, restabelece-se a participação ativa dessas mulheres como cidadãs, com direitos básicos nas áreas de promoção humana, saúde, educação e trabalho, garantindo, também, acesso à sustentabilidade através de atividades de geração de renda.

As beneficiárias tiveram acesso a diversos cursos e formações como:

  • Curso de Cooperativismo
  • Curso de Empreendedorismo
  • Curso com Nutricionista
  • Curso de Panificação

Como o projeto abordou os ODS?

Primeiramente, o assunto foi discutido e explicado para funcionários através de encontros. Nessas abordagens, a organização notou que a percepção sobre o assunto se voltava apenas para o meio ambiente. Assim, iniciaram uma série de encontros para detalhar toda a abrangência dos ODS e Agenda 2030.

Com as beneficiárias os encontros e reuniões foram bem didáticos, com desenhos, rodas de conversa e muita exemplificação relacionada ao dia-a-dia das participantes. As atividades eram relacionadas a empoderamento feminino, fome no mundo, pobreza, educação e saúde.

Como a organização pretende continuar o projeto após o encerramento do apoio da Estratégia ODS?

Com a formalização da Cooperativa Pão de Moça, as participantes terão total autonomia na padaria e o crescimento será contínuo. Além disso, a Associação Reciclázaro continuará apoiando a realização de cursos (de novos produtos e de pães) e, principalmente, no contato com os Centros de Acolhida para prospecção de novos clientes.


AVSI Brasil

Costurando Oportunidades para as Metas de Desenvolvimento Sustentável

O projeto “Costurando Oportunidades: Inserção Produtiva de Mulheres em Situação de Privação de Liberdade” utilizou-se de equipamentos já instalados para capacitar recuperandas, como são chamadas as mulheres que cumprem pena nas APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), em curso de corte e costura. O projeto também realizou a formação de funcionários das APACs na capacitação para atuar na garantia e promoção de direitos do público das mulheres encarceradas em consonância com as metas estabelecidas pelos ODS, bem como a capacitação de recuperandas das APACs femininas sobre a metodologia APAC e os ODS, com foco principal na redução das desigualdades de gênero e étnico-raciais (ODS 5 e 10).

Assim, a principal missão do projeto é tornar as pessoas protagonistas do próprio desenvolvimento, de sua família e comunidade, em situações de vulnerabilidade ou emergência humana, por meio de projetos sociais. Para isso, as atividades contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico de mulheres em privação de liberdade nas APACs femininas.

Essencialmente, o projeto trabalhou com mulheres que cumprem pena nas APACs femininas de Minas Gerais. Uma pesquisa feita pela AVSI Brasil em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais e apoio da União Europeia, revelou que mais de 65% das mulheres das APACs são jovens, com idade entre 24 e 35 anos; 47,3% se identificam como pardas, 30,8% como brancas, 14,4% como pretas; mais de 50% são solteiras, 83,5% são mães de pelo menos um filho.

Como o projeto abordou os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram as bases centrais deste projeto. Todas as oficinas formativas foram realizadas para apresentar os ODS para mulheres privadas de liberdade e relacioná-los com suas vivências no contexto da prisão. A abordagem se deu da seguinte maneira:

  • Inicialmente, foi apresentado um vídeo simplificado sobre o tema;
  • Em seguida, foram selecionados 10 objetivos que as APACs trabalham atualmente e feita uma exposição visual e verbal detalhada, com exemplos de como se encaixam no contexto das APACs;
  • Feita a exposição, foi conduzida uma metodologia de discussão em grupo onde as mulheres refletiram sobre a aplicabilidade dos ODS em seu dia-a-dia;
  • Após a discussão em grupo, as recuperandas apresentaram em plenária e todas as sugestões foram anotadas e posteriormente catalogadas em um guia de implementação dos ODS nas APACs. (em breve será disponibilizado em nosso site)

Como a organização pretende continuar o projeto após o encerramento do apoio da Estratégia ODS?

Durante as oficinas e diálogos com as mulheres, foi possível perceber a necessidade de realizar um trabalho com um olhar voltado para as mulheres em privação de liberdade, desta forma, a AVSI está se organizando para dar continuidade ao projeto através da inscrição em novos editais.

Além disso, o legado deixado pelo projeto nas APACs femininas, especialmente na APAC de BH, que recebeu o curso de corte e costura, será extremamente positivo para a vida das recuperandas que adentrarem o setor têxtil.

O projeto apoiado pela Rede Estratégia ODS significou um importante marco para as APACs femininas. Através do projeto foi possível olharmos de forma aprofundada para os desafios das mulheres no cumprimento de pena privativa de liberdade e construir um verdadeiro diálogo com estas mulheres. Consideramos que esse foi o projeto piloto e essencial para que à partir das demandas levantadas e do guia de implementação dos ods elaborado, muitas outras ações possam ser desenvolvidas, principalmente com os ODS que mais emergiram delas: ODS 3 Saúde, 5 Igualdade de Gênero, e 8 Geração de Trabalho

Déborah Amaral, gerente geral da AVSI Brasil em Minas Gerais

Casa Pequeno Davi

Promoção de autonomia e geração de renda por organizações solidárias de mulheres na Paraíba

A Casa Pequeno Davi é uma organização não governamental que há 35 anos desenvolve ações que contribuem para a efetivação dos direitos humanos. É referência no estado da Paraíba e na região Nordeste do Brasil por suas ações, programas, projetos e campanhas de sensibilização.

No edital da Estratégia ODS, o Projeto Promoção de Autonomia e Geração de Renda por Organizações Solidárias de Mulheres na Paraíba foi contemplado. A ação é realizada nas microrregiões da Zona da Mata e Borborema, na Paraíba, e contribui com o fortalecimento de iniciativas de atividades produtivas desenvolvidas por oito grupos e empreendimentos econômicos solidários de mulheres, beneficiando diretamente 104 mulheres, que produzem bolos, refeições típicas regionais – incluindo derivados de mariscos e pamonha – massas, salgados de raízes locais (macaxeira, batata doce e inhame), suplementos alimentares, artesanatos, trabalhos manuais, hortas e quintais produtivos.

Dessa forma, o principal objetivo do projeto é contribuir com com a emancipação e empoderamento das mulheres para o enfrentamento da pobreza nas microrregiões da Zona da Mata e Borborema, na Paraíba.

As ações acolheram um amplo grupo de mulheres, que continham: produtoras de trabalhos manuais, quilombolas, extrativistas, assentadas da reforma agrária, mães de família, semianalfabetas, com experiência de trabalho precário e residentes do semiárido nordestino.

Como o projeto abordou os ODS?

Duas oficinas remotas de formação com as educadoras do projeto para a abordagem nas oficinas com as mulheres foram realizadas. Depois, essas educadoras realizaram oficinas presenciais com os grupos de mulheres abordando os ODS. Também foram feitos dois intercâmbios remotos regionais sobre o tema com gestores públicos e representantes dos legislativos municipais.

Como a organização pretende continuar o projeto após o encerramento do apoio da Estratégia ODS?

A Casa Pequeno Davi continuará acompanhando as iniciativas das organizações produtivas das mulheres. Pretende, também, realizar intercâmbios de experiência entre as beneficiárias (alimentação saudável, produção de hortaliças), além de expandir a experiência de quintais produtivos para a alimentação saudável das mulheres e familiares.

O apoio da Rede Estratégia ODS proporcionou, para os oito grupos de mulheres produtoras, rurais, periurbanas, quilombolas, extrativistas, assentadas rurais, da Zona da Mata e Borborema, oportunidades para qualificar e incrementar a autogestão das atividades produtivas. Os aprendizados do projeto foram conjuntos. Tanto para as mulheres produtoras quanto para a equipe de técnicos/as das organizações sociais executoras (Casa Pequeno Davi) e parceiras (United Purpose e Rede de Educação Cidadã), em abordagens como plano de negócio; comercialização remota e ODS. Houve o fortalecimento dos ODS: 02, de superação da pobreza;  05 – de igualdade de gênero e 08 – de trabalho decente.

Ronildo Monteiro, coordenador do Projeto Promoção de autonomia e geração de renda por organizações solidárias de mulheres na Paraíba