Paraná leva discussão sobre desenvolvimento sustentável para prefeitos do Sudoeste e Oeste do Estado

Evento marca a adesão de novos municípios do Estado à Estratégia ODS

Prefeitos e prefeitas dos municípios ligados às associações de municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e do Oeste do Paraná (AMOP) estarão reunidos em dois eventos presenciais, marcados para os dias 9 e 10 deste mês, que terão como tema a adoção de ações que garantam o desenvolvimento sustentável. Os encontros acontecem no Anfiteatro do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e no Centro de Educação Ambiental do Iguaçu (CEAI), em Foz do Iguaçu.

As reuniões fazem parte de uma série que envolve as associações de municípios de todas as regiões do Estado. Os integrantes da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) e da Associação dos Municípios de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC) já assinaram a Carta de Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável das Cidades.

As iniciativas dão continuidade à determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior de apresentar as estratégias e soluções em apoio aos gestores municipais para a implementação da Agenda 2030, da ONU, e o alcance das metas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e responsável pela operação dos recursos autorizados pela pasta para obras e aquisições de máquinas e equipamentos voltados para o desenvolvimento urbano, estará presente com a apresentação da palestra “Instrumentos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável Vinculados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

De acordo com Geraldo Luiz Farias e Maristela Muller, do Escritório Regional de Cascavel do Paranacidade, responsáveis pelo conteúdo, todos os municípios das duas associações já formalizaram o termo com o Governo do Estado e assumiram o compromisso com a Agenda 2030 e seus ODS e, a partir de agora, passam a conhecer e a implementar ações de acordo com padrões que as vinculam à sustentabilidade.

Os dois eventos terão, ainda, a apresentação da vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), Keli Guimarães, uma cerimônia de Adesão dos Municípios ao Programa Cidades Sustentáveis e à Estratégia ODS e as apresentações “Estratégia de Olho nos ODSs”, por Filipe Braga Farhat; “A importância do alinhamento dos instrumentos de planejamento aos ODSs”, por Adriana Lima Domingos, do Tribunal de Contas do Estado (TCE); “Missão ODS”, por Cristina Viomar, da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e Mari Santos e Lenita Marques do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes; “A Agenda 2030 e os ODSs nos municípios”, por Miriam Barreto, da Frente Nacional de Prefeitos; “Metodologias e Ferramentas para a implementação dos ODSs – Plataforma PCS”, por Zuleica Goulart, do Programa Cidades Sustentáveis; e “O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS)”, por Marco Lobo, do OICS.

Saiba mais: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Estado-leva-discussao-sobre-desenvolvimento-sustentavel-para-prefeitos-da-AMSOP-e-AMOP