PNUD explica Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para jovens do Brasil

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realiza projeto que já passou pela Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, engajando jovens brasileiros no cumprimento da Agenda 2030 da ONU. Objetivo é despertar...

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realiza projeto que já passou pela Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, engajando jovens brasileiros no cumprimento da Agenda 2030 da ONU. Objetivo é despertar interesse da juventude por processos decisórios que promovam sustentabilidade a nível local.

Em oficinas de capacitação — que já aconteceram na Paraíba, em Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte —, jovens debatem entre si as prioridades de desenvolvimento para suas comunidades, além de discutirem como podem colaborar diretamente para melhorar a qualidade de vida dos moradores.Para envolver jovens brasileiros no cumprimento da Agenda 2030, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) conta com o Projeto Brasil ODS 2030 — iniciativa realizada em todo o país para debater a importância da implementação dos Objetivos Globais a nível local.

A ideia é atrair o interesse dos mais novos por processos decisórios que envolvam a escolha de modelos sustentáveis de crescimento econômico. Na Paraíba, o projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal do estado (UFPB).

“Com certeza, teremos um bom retorno no futuro, com ações que melhoram a vida de todas e todos”, afirmou Ana Leia Alves, uma das jovens que participou da oficina de capacitação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em Recife, no mês de julho.

“Temos de lembrar que são esses jovens que, daqui a alguns anos, estarão nos postos de comando e, portanto, levarão essa agenda adiante. Desde agora, eles já podem contribuir monitorando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inclusive com ações próprias. Afinal, os ODS valem tanto para os gestores quanto para cidadãs e cidadãos em geral”, lembrou o assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado Filho.

“Crianças e jovens têm a oportunidade de participar de uma nova mentalidade, um nova visão de mundo, que contemple o tripé da Agenda 2030: os aspectos social, ambiental e econômico do desenvolvimento”, acrescentou.

Segundo a analista de mobilização do Brasil ODS 2030, Inalda Béder, “o engajamento e a contribuição (do público mais jovem) são imprescindíveis para termos um planeta mais sustentável no futuro”. “Eles são protagonistas nas suas comunidades ao conscientizar e mobilizar todos em torno dos ODS”, disse.

 

Fonte: ONU BR