PNUD inicia série de seminários para discutir Agenda 2030 com a sociedade

Falta de saneamento básico é um dos fatores para a propagação de doenças, como o cólera, no Haiti. Foto: PNUMA Objetivo é produzir documento que servirá de insumo aos partidos políticos nas eleições de 2016. Primeiro encontro...
8470825662_bef9911d05_k-1024x679

Falta de saneamento básico é um dos fatores para a propagação de doenças, como o cólera, no Haiti. Foto: PNUMA

Objetivo é produzir documento que servirá de insumo aos partidos políticos nas eleições de 2016. Primeiro encontro ocorreu no aniversário de 50 anos da agência da ONU, em Brasília, no último dia 24 de fevereiro.

No aniversário de 50 anos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na última quarta-feira (24), ocorreu o primeiro de uma série de seis seminários para debater os desafios e a implementação dos Objetivos Globais no país. Com a participação de representantes da sociedade civil organizada, setor privado, governos e academia, o foco é discutir, regionalmente, como a Agenda 2030 pode contribuir para o desenvolvimento do país.

O tema do primeiro seminário foi “A Perspectiva dos Parceiros sobre o Passado e o Futuro à Luz da Agenda 2030”. Os seminários seguintes serão temáticos, e cada um discutirá um dos cinco “P”s da Agenda 2030: planeta, pessoas, prosperidade, paz e parcerias. Os cinco eventos deverão ser realizados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba e Palmas, entre março e julho deste ano.

“Este é um exemplo de que o PNUD trabalhará, em parceria com o governo brasileiro e outros parceiros, na mobilização social e territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em âmbito local para alcançar áreas e comunidades onde o progresso tem sido mais lento, para tornar real a declaração do secretário-geral da ONU de resgatar, em primeiro lugar, os que ficaram mais para trás”, afirmou o diretor de País de PNUD Brasil, Didier Trebucq.

Todos os seminários serão relatados, com o objetivo de compilar informações sobre as prioridades do país, com sugestões para o desenvolvimento humano e sustentável. Após os debates, será formatado um documento com propostas e sugestões para as eleições de 2016.

De acordo com Haroldo Machado Filho, ponto focal da Agenda 2030 no PNUD Brasil, cuja equipe concebeu e acompanhará a execução dos seminários, eles servirão como guia reflexivo para o desenvolvimento do Brasil, acomodando diversas posições de governos, da academia, do setor privado e da sociedade civil organizada. “Em outubro de 2016, ocorrerão eleições municipais para prefeitos, vices e vereadores e pretende-se que o produto final reflexivo sobre os seminários sirva de subsídio à construção de uma agenda propositiva nas eleições”, complementou.

Todas as informações sobre os seminários poderão ser acompanhadas na página do PNUD Brasil (www.pnud.org.br) e por meio das redes sociais do programa.

50 anos do PNUD: mundo deve dar um passo à frente para acabar com pobreza até 2030

Em Nova York, mais de 80 ministros de todo o mundo se reuniram na Assembleia Geral das Nações Unidas para traçar rumos do desenvolvimento mundial.

“Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) só será possível com uma ampla coalizão de líderes do governo, da sociedade civil organizada, de organismos multilaterais e do setor privado.” Essas foram as palavras de Helen Clark, administradora do PNUD, na véspera da importante reunião ministerial em comemoração aos 50 anos do programa, celebrados na quarta-feira (240.

Os ODS são um conjunto de 17 ambiciosos objetivos que definirão a agenda mundial de desenvolvimento até 2030 e que incluem o compromisso de erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades e promover a paz e a justiça.

Segundo Clark, “a liderança dos governos é vital para alcançar os ODS junto com a colaboração da sociedade civil, do setor privado, das organizações filantrópicas e o sistema multilateral. Juntos podemos atingir o nosso objetivo de viver em um mundo sem pobreza e sem desigualdade”.

“Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como guia, podemos construir um mundo com economias e sociedades mais inclusivas e viver em um planeta salvo dos piores efeitos da mudança do clima e outras formas de degradação meio ambiental”, continuou Clark.

A administradora do PNUD lembrou que a organização está há 50 anos na vanguarda do desenvolvimento global e que ocupa lugar central nos esforços para atingir os ODS. Durante meio século de vida, o PNUD tem contribuído na criação de instituições, no incremento da resiliência e na ajuda aos países no seu processo de implementação de reformas essenciais. Atualmente, a organização continua exercendo papel de liderança como coordenadora do trabalho fundamental realizado pelo Sistema das Nações Unidas.

“Nosso trabalho tem contribuído para importantes avanços no desenvolvimento de numerosos países no mundo todo e, em seu 50º aniversário, o PNUD reafirma o seu compromisso com esse trabalho”, afirmou Helen Clark.

Para comemorar este aniversário, mais de 80 ministros de todo o mundo se reuniram também na quarta (24), na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, com o propósito de traçar os rumos do desenvolvimento mundial.

Os ministros participaram de debates de alto nível sobre a forma de transformar em ações e resultados os ambiciosos compromissos mundiais para financiar o desenvolvimento, erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades, fazer frente à mudança global do clima e consolidar a paz. Os ministros compartilharam suas visões sobre a maneira de alcançar os ODS e tornar o mundo um lugar mais junto, próspero e inclusivo para todos.

Para mais informação sobre a reunião ministerial, clique aqui.

 

Fonte: ONU BR