Projeto cofinanciado pela Estratégia ODS inaugura padaria e oferece formação para impulsionar crescimento profissional de mulheres de baixa renda

O projeto “Cooperativa Pão de Moça – Mulheres de Coragem em Ação”, realizado pela Associação Reciclázaro e cofinanciado pela Estratégia ODS e União Europeia, realizou a inauguração da Padaria Pão de Moça, na qual as...

O projeto “Cooperativa Pão de Moça – Mulheres de Coragem em Ação”, realizado pela Associação Reciclázaro e cofinanciado pela Estratégia ODS e União Europeia, realizou a inauguração da Padaria Pão de Moça, na qual as beneficiárias do projeto irão produzir pães, bolos e outros alimentos como forma de garantir renda e se relacionar com a comunidade.

Trata-se de um projeto que atende cerca de 20 participantes que foram reunidas com a associação entre a Reciclázaro, por meio da Casa de Marta e Maria, e as instituições Morada do Sol, COR, Maria Maria e Lar de Nazaré, como uma resposta para impulsionar o crescimento profissional de mulheres de baixa renda na liderança de empreendimentos sustentáveis, garantindo condições econômicas e sociais para cada uma delas.

Todas as participantes passaram por diversos treinamentos que envolvem desde o preparo e a manipulação dos alimentos até a gestão do negócio. Entre os cursos e atividades estão: empreendedorismo; nutrição e manipulação de alimentos; cooperativismo; elaboração de Estatuto e Regimento da cooperativa; além da importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com Camille Carletti, Coordenadora de Projetos SocioAmbientais da Reciclázaro, “a importância do projeto é a inclusão social de mulheres que estão dentro dos centros de acolhida. O que estamos fazendo, com esse projeto, é empoderar as beneficiárias para que consigam ter autonomia a partir da geração de renda e consigam planejar uma vida com mais qualidade, além de resgatar alguns vínculos que foram perdidos durante as vidas delas. Querendo ou não, todas passar por algum tipo de sofrimento social. Por isso, o projeto trabalha muito com a questão de fazer com que elas se enxerguem, elevando a autoestima e fazendo com que elas possam acreditar e realizar os sonhos delas”.

Em seus próximos passos, a Associação Reciclázaro oferece uma formação jurídica para as beneficiárias do programa e a padaria. Dessa forma, poderão comercializar os produtos fabricados. Além disso, também passarão por outras formações para entender melhor os custos do processo e as melhores maneiras de gerar renda a partir da atividade.

O endereço da padaria é na Avenida Ariston Azevedo, 10 – Belenzinho, em São Paulo – SP (dentro do Cefopea).