Quais exemplos de iniciativas de inovação e tecnologia contribuem para construção de um repertório de práticas que possibilitem impulsionar e monitorar os ODS?

A dimensão Inovação e Tecnologia dentre os princípios de governo aberto foi comumente associada à inovação tecnológica, ou seja, em como a transformação digital poderia dar outros contornos a relação entre governos e...

A dimensão Inovação e Tecnologia dentre os princípios de governo aberto
foi comumente associada à inovação tecnológica, ou seja, em como a transformação digital poderia dar outros contornos a relação entre governos e cidadãos. Hoje sabemos que a inovação está além da tecnologia, mas passa marcadamente pelo uso de novas tecnologias e processos. A própria ideia de governo aberto como forma de governança pública que busca aproximar o governo e as políticas públicas da população pode ser uma inovação importante em muitos contextos, mas aqui estamos dando luz para iniciativas de governo aberto que inovam na visualização dos dados públicos disponíveis, na digitalização da oferta dos serviços públicos, na forma como os governos comunicam-se com os cidadãos e nos processos colaborativos de co-produção de políticas e serviços públicos.

A Inovação Cidadã abrange iniciativas nas quais governos buscam encontrar novas formas de realizar suas atividades, tendo como pressuposto a colaboração com empresas, indivíduos e organizações da sociedade civil. As iniciativas desse tipo são chamadas para solução de desafios públicos, design participativo, laboratórios de inovação, hackathons, startups e outras ações. Nessa categoria temos como exemplo, o Desafios ENAP que é uma iniciativa do laboratório de inovação em governo GNova da Enap, uma plataforma que contribui para que governos reenquadrarem problemas e busquem soluções diretamente da sociedade através do crowdsourcing, por meio de concursos e premiações. Outro exemplo são os chamados ODSLab, laboratórios que focam na coprodução de soluções por meio de inovação aberta.

Já o tipo Tecnologias de Analíticas de Dados são as iniciativas que pressionam os governos à abertura de dados e, a partir desses dados, constroem plataformas de visualização e análise. Com o crescimento das inovações em Data Science, as tecnologias de inteligência analítica (em inglês, Analytics) popularizam técnicas estatísticas, de modelagem preditiva e machine learning para encontrar padrões e conhecimento significativos em dados. Desenvolvido e mantido pelo lmaflora, a plataforma Boi na Linha é um exemplo do tipo de tecnologia analítica de dados. Essa plataforma fornece acesso a sistemas, ferramentas, dados e informações técnicas para uma cadeia de carne bovina livre de desmatamento.

Quanto às iniciativas que se referem ao tipo Serviços Públicos Digitais, tratam-se dos esforços de digitalização e da oferta de serviços online. Frente à condição da maioria dos municípios, até mesmo a emissão de documentos pela internet pode ser uma inovação importante, mas se considerada a necessidade de uma estratégia de transformação digital a oferta de serviços digitais como virtualização dos trâmites burocráticos para quem tem as ferramentas necessárias para o uso é um passo importante. Por exemplo, no município de ltajaí em Santa Catarina há o aplicativo Conectaí, que facilita o acesso aos serviços municipais.

Por fim, as iniciativas pensadas como Comunicação com os Cidadãos indicam a necessidade de construir com certa agilidade novos meios de comunicação e relação com os cidadãos frente às emergências, como crises sanitárias e desastres ambientais. Há um exemplo no Perú, um aplicativo chamado Perú en tus manos, que informa a população sobre os cuidados em diferentes situações. Durante o contexto de pandemia, uma de suas funcionalidades foi advertir através de mapa de calor as zonas de maior contágio, bem como, precauções e cuidados para evitar o contágio.

Quer saber mais? Faça o download da publicação “Observatório ODS: Superação do subdesenvolvimento a partir de uma nova participação social”.