Rede Estratégia ODS participa de formações da Fundação Abrinq para professores de São Paulo

A Fundação Abrinq, coordenadora do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, realizou, em junho, formações para professores nas diretorias de ensino do município de Carapicuíba, em São Paulo. Além disso, também esteve...

A Fundação Abrinq, coordenadora do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, realizou, em junho, formações para professores nas diretorias de ensino do município de Carapicuíba, em São Paulo. Além disso, também esteve presente em polos de ensino dos municípios de Itapecerica, Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra, também em São Paulo.

Dentro do currículo de formação, o segundo módulo é sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. Durante esse período da atividade, os professores aprendem a relacionar os conceitos e metas dos ODS com a disciplina “Projeto de Vida”.

Dentre os principais pontos abordados na formação, estão: os fundamentos teóricos do Projeto de Vida (PV) e o papel do professor; as fases da adolescência; como o PV está estruturado no currículo escolar; competências gerais da Base Nacional Comum Curricular e do currículo paulista; o PV e a cidadania participativa; habilidades socioemocionais; aprendizagem baseada em problemas e ODS.

Os participantes também receberam um almanaque da Turma da Mônica, produzido em parceria com a Aldeias Infantis SOS Brasil, com histórias que envolvem os personagens da franquia e os 17 ODS em situações do cotidiano.