Rede Estratégia ODS promove encontro para apresentar resultados de projeto de Fortalecimento

A Rede Estratégia ODS promoveu, no dia 7 de junho, uma serie de discussões para debater a construção de um futuro mais democrático, sustentável e sem deixar ninguém para trás, máxima que permeia a implementação dos Objetivos...

A Rede Estratégia ODS promoveu, no dia 7 de junho, uma serie de discussões para debater a construção de um futuro mais democrático, sustentável e sem deixar ninguém para trás, máxima que permeia a implementação dos Objetivos com o Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao redor do mundo. Com o objetivo de apresentar resultados do projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq em parceria com a Agenda Pública, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e com o cofinanciamento da União Europeia, o evento teve participação de governantes e gestores municipais de diversas localidades.

Synésio Batista da Costa, presidente da Fundação Abrinq, ressaltou que o papel dos ODS passa por “conviver, aprender e ajudar a melhorar”. Para ele, pensar coletivamente é inescapável para um futuro democrático e garantiu que a organização continuará apoiando a sociedade na conquista dos ODS. “A gente não vai transigir de caminhar com vocês para os ODS e trabalhar isso na cabeça de todo mundo”, garantiu.

Abrindo os debates, Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, trouxe dados sobre o desempenho do projeto. De acordo com o ele, o objetivo era conquistar a adesão 200 membros; no entanto, até o dia anterior ao evento, 6, a Estratégia ODS já contava com 776 integrantes – quando iniciou, há quatro anos, eram apenas 20. “O desafio era de aumentar o conhecimento dos ODS e traduzir no nosso dia a dia o que é isso”, comentou. Victor também comentou sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto, como o Festival ODS e a adesão de estados ao projeto – Maranhão, Santa Catarina e Paraná.

Na mesma mesa, o prefeito de Niterói/RJ, Axel Grael, vice-presidente de ODS da FNP, falou sobre o papel da Rede em promover a implementação dos ODS no Brasil e afirmou que a construção de um futuro baseado na sustentabilidade deve ser realizada “sob bases democráticas”. “Os sonhos se renovam, então quanto mais a gente avançar em direção a essa sustentabilidade, provavelmente nós continuaremos construindo um cenário mais à frente, buscando essa evolução. O desenvolvimento sustentável é um dos caminhos para nos levar a essa sustentabilidade”, disse.

Já Eduardo Grin, conselheiro da Agenda Pública, ainda na mesa inicial, avaliou como importantes os impactos do projeto no funcionamento da federação brasileira. “O futuro que queremos só pode ser viável se a gente não deixar ninguém para trás. Não há sociedade que avance se a gente deixar alguém para trás”, falou. A organização atuou no projeto enquanto secretaria-executiva e, conforme ele, segue trabalhando para garantir articulação da rede.

Durante a mesa “Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, foi lançado o Guia Prático para Prefeituras – Desenvolvimento Sustentável. Parceria entre FNP e a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), o material apresenta referências, estudos de casos e caminhos de financiamento para que os municípios possam promover ações alinhadas aos ODS. Acesse o material aqui.

Isabelle Rodrigues, representante da RAPS, destacou que o guia é acessível e prático. Para ela, oportunidades financeiras são uma das “principais dores” e o material, financiado pelo Fonplata e cofinanciado pela União Europeia, indica oportunidades de financiamento nacional e internacional.

Para o prefeito Axel Grael, é fundamental a desmistificação dos ODS e o guia pode contribuir para isso. “Parece muito complexo. Às vezes, uma prefeitura com estrutura menor, mais isolada, pode achar que é uma coisa muito distante, mas se você olhar bem, cada um desses objetivos são coisas do dia a dia, do cotidiano de um gestor público, que pode facilmente enquadrar suas políticas públicas dentro desses ODS”, disse.

Fechando as atividades da manhã, a Fundação Abrinq lançou, em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGVces), a publicação “Um Retrato da Infância e a Adolescência no Brasil – Programa Presidente Amigo da Criança”. O material vai pautar a atuação dos próximos quatro anos do programa. Segundo Thiago Bataglini, coordenador do projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, o lançamento dessa publicação é “um marco zero desse processo”. A expectativa é de apresentarem o material aos candidatos à presidência da República e que assumam os compromissos, se eleitos. Clique aqui para acessar a publicação.

Para Gabriela Alem Appugliese, gestora de projetos do FGVces, o material apresenta uma dimensão da urgência da Agenda 2030. “Conforme a gente se debruça no relatório e vai lendo o que cada ODS traz, percebemos que 2030 está muito perto e nosso retrato, no Brasil, nos mostra que estamos muito longe”, lamentou.

Na publicação foram utilizados dados nacionais e regionais e a gestora reconheceu que o acesso à educação é um ponto de avanço, apesar de a qualidade não ser tão animadora. “Mas mais do que ficar com desânimo, que a gente fique com a mensagem da urgência. É um compromisso estabelecido nacionalmente que precisa ser levado muito a sério”, ressaltou.

Rubens Naves, conselheiro da Fundação Abrinq, falou sobre a importância de um compromisso político para com o programa e a competência do governo federal em harmonizar essa política. Segundo ele, a partir do material que, de forma sistematizada, apresenta recomendações, o novo presidente da República, terá, se houver vontade política, elementos para sua gestão, “que traga maior equilíbrio, equidade no que diz respeito ao tratamento da criança e do adolescente no Brasil”.

No período da tarde, o evento retomou suas atividades com a mesa “Cidades Sustentáveis e a Agenda 2030”, na qual Romulo Paes, pesquisador sênior iniciou as discussões elencando alguns dos principais desafios práticos encontrados pela sociedade para avançar nas metas dos ODS. Depois Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP), e Ana Paula Fava, coordenadora da Comissão Estadual dos ODS de São Paulo, falaram sobre as principais dificuldades encontradas por municípios brasileiros na incorporação dos ODS em seus instrumentos de gestão, com exemplos práticos.

Em seguida, houve a assinatura de três acordos de cooperação com a Rede Estratégia ODS. Local Lab, Governo do Maranhão e Programa Cidades Sustentáveis consolidaram a parceria com a coalizão.

A última mesa do dia foi “A importância de fazer juntos: parcerias para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das desigualdades”, que contou com a presença de Luis Paulo Mascarenhas, diretor-geral da superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Paraná; Alessandra Benedito, professora e pesquisadora da FGV; e mediação de Ricardo Batista, coordenador de políticas públicas do GIFE.

Já na parte final do evento, Carolina Freixo, da Agenda Pública, falou um pouco sobre a transição da Rede Estratégia ODS. Com o fim do Projeto de Fortalecimento, as ações ficarão mais concentradas nos membros do Comitê Gestor e novas vagas serão abertas em breve!

Por fim, o evento foi encerrado com os resultados do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022. Confira os vencedores:

Categoria Sociedade Civil

Primeiro lugar: Plan International Brasil – Projeto Água, Saúde e Vida

Segundo lugar: Instituto Livres – projeto Mais Água

Terceiro lugar: Fundação Norberto Odebrecht – Projeto Educativo Produtivo (PEP)

Categoria Setor Privado

Primeiro lugar: Grupo INOCAS – Plantio de macaúba em sistemas consorciados em parceria com agricultores familiares

Segundo lugar: Grupo de Moda SOMA S.A. – Programa 1.000 árvores por dia, todos os dias

Terceiro lugar: C. Rolim Engenharia – Compromisso Verde

Categoria Academia

Primeiro lugar: Universidade Federal do Paraná – Meninas e Mulheres nas Ciências

Segundo lugar: Universidade Vale do Rio Doce – Programa de Extensão Rede Solidária Natureza Viva

Terceiro lugar: Universidade do Extremo Sul Catarinense – Empreendedorismo e plano de negócios: Ações direcionadas a capacitação de jovens e adolescentes do Bairro da Juventude

Categoria Municípios

Primeiro lugar: Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê – CONDEMAT – Projeto Recicla Cidade

Segundo lugar: Prefeitura de Francisco Morato, pela prática Caminhos para a Transformação: Município de Francisco Morato, Agenda 2030 e os ODS

Terceiro lugar: Governo do Estado do Paraná – Projeto Renda Agricultor Familiar.

De acordo com Miriam Barreto, assessora de projetos da FNP, a implementação da Agenda 2030, deve contar com o engajamento e ações dos múltiplos atores. Neste sentido, o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS se mostrou uma excelente iniciativa, uma vez que potencializou o número de membros que participam da rede, bem como estimulou a incorporação de diferentes práticas por estes atores, ajudando a acelerar o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030. Por isso, houve uma adesão grande ao Prêmio Estratégia ODS, que recebeu 238 inscrições de iniciativas que vem sendo executadas de maneira exitosa, em prol dos ODS, pelos parceiros da rede.