São Bernardo do Campo/SP deu início a uma série de encontros para capacitar os servidores do município no tema da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No primeiro deles, o foco foi na apresentação do ODS 11, que traz metas para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Segundo Larissa Cervi, assessora de projetos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o ODS 11 é “um eixo norteador do processo de localização dos Objetivos nos municípios”. Para ela, esse ODS representa a relevância das cidades na agenda proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Larissa também destacou a importância do trabalho integrado e do envolvimento de todas as pastas na implementação dos ODS no planejamento das cidades. Esse é um exercício já praticado por Campinas/SP, que teve sua experiência com a Agenda 2030 apresentada, na ocasião, pelo secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes.
Projeto – Fortalecimento da Rede Estratégia ODS
Com o financiamento da União Europeia, a FNP, em parceria com a Fundação Abrinq e com a Agenda Pública, deu início à missão de implementar os ODS em todo território nacional. O projeto de “Fortalecimento da Rede Estratégia ODS”, lançado este ano, tem o foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial.
A “Estratégia ODS”, rede que os parceiros querem fortalecer, é uma coalização de organizações da sociedade civil, do setor privado e de governos locais, que tem, entre seus objetivos, ampliar e qualificar o debate a respeito dos ODS no Brasil. Rio Branco/AC foi o município mais recente a aderir ao projeto. . Leia mais aqui.