Sistema ONU no Brasil e governo são destaque em publicação por esforços para cumprir Agenda 2030

Documento reconhece os esforços brasileiros e de outros 15 países para identificar estatísticas nacionais que podem ajudar cada Estado-membro a monitorar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável...

Documento reconhece os esforços brasileiros e de outros 15 países para identificar estatísticas nacionais que podem ajudar cada Estado-membro a monitorar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Brasil conta com força-tarefa para o tema e foi elogiado por realizar as Conferências Rio 92 e Rio+20.

Foto: PNUD Brasil / Fábio Donato

Foto: PNUD Brasil / Fábio Donato

A Força-Tarefa do Brasil para o cumprimento daAgenda 2030 das Nações Unidas foi destaque de uma publicação lançada na quinta-feira (21), ao final do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável. O documento reconhece os esforços brasileiros e de outros 15 países para identificar estatísticas nacionais que podem ajudar cada Estado-membro a monitorar a implementação da nova agenda global.

O levantamento — elaborado por 30 agências da ONU — elogia o governo brasileiro pela realização das Conferências Rio 92 e Rio+20, consideradas essenciais para o tema da sustentabilidade.

A atuação do IBGE, que atualmente preside a Comissão de Estatística da ONU, também foi descrita como exemplo na identificação de indicadores que podem acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Da América Latina e Caribe, apenas Brasil, El Salvador e República Dominicana foram citados na publicação.

“O trabalho desenvolvido até o momento pela Força-Tarefa foi fundamental para identificarmos subsídios iniciais aos indicadores nacionais. Foram formados 16 grupos temáticos, dos ODS 1 ao 16, e um último transversal, sobre os meios de implementação para o alcance de tais objetivos. No entanto, a definição oficial desses indicadores nacionais, obviamente, será liderada pelo governo”, explicou o assessor sênior do PNUD e copresidente da Força-Tarefa no âmbito do Sistema ONU, Haroldo Machado Filho.

O principal resultado dos trabalhos conduzidos pela Força-Tarefa — formada por organismos federais e das Nações Unidas — foi um relatório que mapeia pesquisas estatísticas brasileiras voltadas para as áreas social, econômica e ambiental e cujos indicadores podem ser associados às metas da Agenda 2030. Acesse o documento na íntegra aqui.

“Parece ambicioso pensar que os ODS têm 169 metas, mas o mundo de hoje não quer só o básico, precisamos de metas de trabalho, de infraestrutura, de meio ambiente, entre outras”, disse o coordenador-geral de desenvolvimento sustentável do Ministério das Relações Exteriores e também copresidente da Força-Tarefa, Mário Mottin.

Fonte: ONU BR