22 de Maio Dia Internacional da Biodiversidade

  Dia Internacional da Diversidade Biológica – 22 de maio As Nações Unidas proclamou 22 de maio o Dia Internacional da Diversidade Biológica (BID) para aumentar a compreensão e sensibilização para as questões da...

 

181

Dia Internacional da Diversidade Biológica – 22 de maio

As Nações Unidas proclamou 22 de maio o Dia Internacional da Diversidade Biológica (BID) para aumentar a compreensão e sensibilização para as questões da biodiversidade. Quando criado pela primeira vez pela Segunda Comissão da Assembleia Geral da ONU no final de 1993, 29 de dezembro (data de entrada em vigor da Convenção da Diversidade Biológica), foi designado o Dia Internacional da Diversidade Biológica.

Em dezembro de 2000, a Assembléia Geral da ONU adotou a 22 de maio como o BID, para comemorar a aprovação do texto da Convenção em 22 de Maio de 1992, pela Lei de Nairobi Final da Conferência para a adoção do texto acordado da Convenção sobre Diversidade Biológica. Isso foi parcialmente feito porque era difícil para muitos países para planejar e realizar celebrações adequados para a data de 29 de Dezembro, tendo em conta o número de feriados que coincidem em torno dessa época do ano.

O Dia Internacional da Diversidade Biológica (ou Dia Mundial da Biodiversidade ) é uma Organização das Nações Unidas – sancionada o dia internacional para a promoção da biodiversidade questões. É atualmente realizada em 22 de maio .

O Dia Internacional da Diversidade Biológica se enquadra no âmbito da ONU Agenda de Desenvolvimento pós-2015 ‘s Objetivos de Desenvolvimento Sustentável .

Neste maior iniciativa de cooperação internacional, o tema da biodiversidade diz respeito as partes interessadas na agricultura sustentável ; a desertificação, a degradação dos solos e a seca; água e saneamento; saúde e desenvolvimento sustentável ; energia; ciência, tecnologia e inovação, a partilha de conhecimentos e capacitação; resiliência e adaptação urbana; transporte sustentável; alterações climáticas e de risco de desastres redução; mares e oceanos; florestas; grupos vulneráveis, incluindo os povos indígenas ; . e segurança alimentar O papel fundamental da biodiversidade no desenvolvimento sustentável foi reconhecida em um Rio + 20 documento final, ” o mundo que queremos: um futuro para todos “.

Desde a sua criação, pela Segunda Comissão da Assembleia Geral da ONU em 1993 até 2000, foi realizada em 29 de dezembro para comemorar o dia da Convenção sobre Diversidade Biológica entrou em vigor. Em 20 de dezembro de 2000, a data foi transferida para comemorar a adopção da Convenção em 22 de Maio de 1992 na Rio Cúpula da Terra , e em parte para evitar os muitos outros feriados que ocorrem no final de dezembro.

Fonte: Meio Ambiente Rio