Assembleia Legislativa do Paraná adere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O termo de adesão para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas, foi assinado nesta terça-feira (09) pelo secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, e pelo presidente...

O termo de adesão para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas, foi assinado nesta terça-feira (09) pelo secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano. Também assinou o documento o deputado estadual Hussein Bakri, presidente da Comissão Permanente de Educação na Assembleia.
Os 17 Objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030 foram adotados em setembro de 2015 pelas Nações Unidas.

Durante a sessão plenária na Casa, Arns enfatizou que através da Assembleia Legislativa esses Objetivos devem ser divulgados por todo o Estado para que as propostas façam diferença em todos os municípios do Paraná. “Esperamos que os Objetivos se propaguem pelo Estado com o envolvimento de diversos setores. É necessário que os projetos que tramitam nas 23 comissões aqui na Assembleia estejam alinhados com os Objetivos traçados pela ONU”, enfatizou Arns.

PIONEIRO – O Paraná foi o primeiro Estado do Brasil a se comprometer oficialmente com os ODS em decreto instituído em 27 de julho de 2016. A Secretaria para Assuntos Estratégicos participa do Movimento Nós Podemos Paraná, uma iniciativa da sociedade civil, composta por empresas, governos e organizações sociais para envolver toda a população no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Arns é o coordenador do Grupo de Mobilização dos ODS e diversas instituições são convidadas a aderir ao movimento e dar encaminhamento aos projetos em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável, erradicando a fome e a miséria.

AGENDA 2030 – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da Agenda 2030, documento definido por chefes de Estado de 193 países e representantes da ONU. Os Objetivos foram definidos em 2015 na cidade de Nova Iorque, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e têm a intenção de erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.

Para colocar os ODS em prática é necessário que haja uma grande cooperação entre diversos setores da sociedade para atingir os tópicos propostos, incluindo governos, sociedade civil e o setor privado. Os objetivos subjacentes que regem os ODS foram estabelecidos em prol de cinco temas (os 5 P) – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.

17 OBJETIVOS – Os 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são Erradicação da pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Descente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução de Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsável; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Responsáveis; Parcerias e Meios de Implementação.

Fonte: Bem Paraná