Um maior envolvimento dos governos estaduais e municipais na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi o tema de uma reunião promovida nesta sexta-feira (13), em Nova Iorque, nos EUA, pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OECD).
Os 17 ODS e 169 metas foram definidos pelas Nações Unidas e formam a chamada Agenda 2030, adotada pelos líderes mundiais de 193 estados-membros da ONU. O objetivo da agenda é colocar o mundo em um caminho mais sustentável incentivando ações em área fundamentais para a humanidade: as Pessoas, o Planeta, a Paz, a Prosperidade e as Parcerias.
A Agenda exige um compromisso global e o desenvolvimento de políticas públicas que incluem temas como pobreza, desigualdade, desenvolvimento econômico, clima, segurança, entre outros. O trabalho feito no Paraná para atingir as metas tem tido reconhecimento da ONU e foi detalhado na reunião pelo secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros.
Segundo dados da organização, 65% das 169 metas dos ODS não serão atingidas se não houver uma efetiva participação de governos locais.
Já foram selecionados cinco projetos-piloto no Japão, Argentina, Bélgica, Alemanha e Dinamarca. Outros cinco estão sendo identificados para um estudo de caso detalhado ao longo de 18 meses para posterior multiplicação global.
O Paraná está sendo avaliado para compor este segundo grupo de projetos-piloto.
A OCDE é uma organização internacional composta por 35 países, com sede em Paris, França, e tem o objetivo de promover políticas que visem o desenvolvimento econômico e o bem-estar social de pessoas por todo o mundo.
Fonte: Paraná Cidade