FNP inicia atividades para o Fortalecimento da Rede Estratégia ODS

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) já iniciou suas ações para o projeto de “Fortalecimento da Rede Estratégia ODS”. No dia 11 de julho, a coordenadora de projetos da entidade municipalista, Daniela Martins, esteve em Atibaia/SP...

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) já iniciou suas ações para o projeto de “Fortalecimento da Rede Estratégia ODS”. No dia 11 de julho, a coordenadora de projetos da entidade municipalista, Daniela Martins, esteve em Atibaia/SP para traçar estratégias que vão tornar o município paulista um modelo de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Atibaia foi selecionada como case para a mobilização de mais 30 municípios brasileiros, que trabalharão com a entidade municipalista no âmbito do projeto, já que desenvolve ações de localização dos ODS e sua inclusão no Plano Plurianual (PPA) desde 2018. “A FNP acredita que Atibaia é um case a ser aprimorado e replicado, já que o assunto faz parte do cotidiano do município desde o ano passado”, disse a representante da FNP.

Para o desenvolvimento do projeto será utilizado a experiência iniciada pela Coordenadoria Especial de Planejamento Estratégico, em 2018. O trabalho de localização dos ODS no PPA do município e nas pastas da Administração Municipal foi apresentado pela coordenadora Especial de Planejamento Estratégico do município, Viviane Cocco. “Nossa intenção é que essa metodologia seja utilizada por todos os municípios que estão no escopo da FNP no projeto”, afirmou Daniela.

Segundo a assessora de projetos da FNP, Larissa Cervi, a proposta é fazer uma revisão em todas as pastas, identificar metas e, a partir delas, estabelecer indicadores para mensurar os resultados das ações voltadas ao alcance dos ODS. “A primeira etapa do projeto aplicado em Atibaia será voltada à Saúde. Em conjunto com a equipe da prefeitura, vamos criar um método para ser replicado por outros municípios”, explicou.

O projeto
Lançado em abril deste ano, o projeto de “Fortalecimento da Rede Estratégia ODS” é coordenado pela Fundação Abrinq, em parceria com a FNP, a Agenda Pública e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com financiamento da União Europeia.

“Estratégia ODS” é uma rede de organizações da sociedade civil, do setor privado e de governos locais, que tem, entre seus objetivos, ampliar e qualificar o debate a respeito dos ODS no Brasil.