A Criança e o Adolescente nos ODS

A série de estudos A Criança e o Adolescente nos ODS – Marco zero dos principais indicadores brasileiros, produzida pela Fundação Abrinq, se dedica à análise dos principais indicadores nacionais relacionados à infância e...

A série de estudos A Criança e o Adolescente nos ODS – Marco zero dos principais indicadores brasileiros, produzida pela Fundação Abrinq, se dedica à análise dos principais indicadores nacionais relacionados à infância e adolescência. Buscando ampliar o debate para a construção de estratégias efetivas para superarmos os desafios nacionais específicos para a garantia e efetivação dos direitos de crianças e adolescentes no país, a entidade elaborou análises referentes aos indicadores nacionais dos ODS que estão diretamente relacionados a crianças e adolescentes.

A série foi pensada e elaborada com o intuito de fomentar o debate sobre os principais desafios nacionais para a implementação bem-sucedida da Agenda 2030, visando construir um diálogo junto ao governo brasileiro e apresentando subsídios às diferentes instâncias internacionais de monitoramento dos ODS com algumas das perspectivas da sociedade civil em relação a esses temas. Ao longo das publicações, foram analisados diversos aspectos e dimensões das condições de vida dos milhões de brasileiros, sobretudo, de crianças e adolescentes.

A Criança e o Adolescente nos ODS (ODS 1, 2, 3 e 5)

A primeira publicação teve como foco a análise dos ODS 1, 2, 3 e 5, os quais tratam sobre as temáticas de erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, e igualdade de gênero. Tiveram destaque os indicadores de renda domiciliar, desnutrição, mortalidade infantil e denúncias de violências contra meninas.

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A Criança e o Adolescente nos ODS (ODS 4 e 8)

Na segunda publicação, as análises foram direcionadas para os indicadores referentes aos ODS 4 e 8, que se relacionam com os temas de educação de qualidade, e trabalho decente e crescimento econômico. Foram, assim, apresentados os principais indicadores educacionais de acesso, qualidade e rendimento escolar para todas as etapas da Educação Básica, além de dados que informam a situação do trabalho infantil no país.

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A Criança e o Adolescente nos ODS (ODS 6, 11 e 16)

Já na terceira publicação, foram abordados os ODS 6, 11 e 16, cujas metas estão relacionadas ao acesso à água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, e paz, justiça e instituições fortes. Dados sobre as condições dos domicílios brasileiros quanto ao acesso a saneamento, situação de moradia e aspectos do ambiente urbano e indicadores de violência e referentes aos órgãos e entidades que compõe o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) ganharam espaço entre essas análises.

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A Criança e o Adolescente nos ODS (ODS 10)

Na quarta e última publicação dessa série de estudos, o foco foi a situação de desigualdade que demarca de diversas formas a sociedade brasileira, e mais especificamente crianças e adolescentes. Por meio da análise de alguns indicadores já abordados nas publicações anteriores, foram estabelecidos alguns recortes e estratificações sociais, como raça, renda,
gênero, escolaridade e região.

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