Estratégia ODS participa de evento de sensibilização em Mogi das Cruzes

 em Uncategorized

No dia 12 de março, representantes da Estratégia ODS, através da Fundação Abrinq, estiveram presentes no município de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, para participar do seminário “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, promovido pela prefeitura local por meio da secretaria Municipal de Assistência Social e do Comitê Municipal da Criança e do Adolescente.

O evento contou com apresentação da convidada Eliana Falque, membro do Conselho Estadual para os ODS, e teve foco na conscientização e sensibilização dos convidados sobre a Agenda 2030, além da discussão sobre o que precisa ser feito para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Estratégia ODS ficou responsável por explicar a importância da materialização dos ODS nas ferramentas de planejamento municipais (como  o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, a Lei Orçamentária Anual – LOA e o Plano Municipal para a Infância e a Adolescência–  PMIA). A sensibilização facilita a adequação das metas e indicadores à realidade de cada município.

Nesse sentido, a Estratégia ODS já desenvolveu duas metodologias para auxiliar no processo. A primeira delas, chamada “Plano Municipal para Infância e Adolescência e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, é uma publicação de 16 páginas que busca garantir uma maior integração entre os diferentes órgãos que atuam com ações em benefício de crianças e adolescentes nos municípios (clique aqui para acessar). Já a segunda, trata-se de uma cartilha que recebeu o nome de “Planejamento Municipal e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e tem, por objetivo, servir como ferramenta de suporte no processo de localização dos ODS e, sendo adaptável aos diferentes contextos e estágios de implementação da Agenda 2030, na articulação de políticas públicas e no engajamento da sociedade como um todo (clique aqui para acessar).

A participação da coalizão no evento contribui para a meta de auxiliar na sensibilização de municípios em relação ao tema, prevista no Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS, que conta com a coordenação da Fundação Abrinq, parceria da Agenda Pública e da Frente Nacional de Prefeitos e o cofinanciamento da União Europeia.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar