Como começar a implementar os ODS em uma empresa?

O setor privado empresarial encontra-se diante de uma agenda muito oportuna para se posicionar e se envolver genuinamente na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. Seu papel dinâmico de “motor de...

O setor privado empresarial encontra-se diante de uma agenda muito oportuna para se posicionar e se envolver genuinamente na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. Seu papel dinâmico de “motor de crescimento econômico sustentável” é capaz de gerar valor nos negócios e para a sociedade.

Já falamos aqui sobre alguns benefícios que os ODS e a diversidade podem proporcionar para os negócios, como a maior habilidade de atrair talentos, incrementar a experiência dos clientes e a satisfação dos funcionários. Mas como começar?

De acordo com webinar realizado pela Rede Brasil do Pacto Global, parceira da Estratégia ODS (clique aqui para assistir o vídeo), existem cinco passos fundamentais para integrar os ODS em nas estratégias de negócios.

O primeiro deles é entender, de fato, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Suas metas e o que cada uma delas significa para sua empresa. Saiba mais sobre cada um dos Objetivos clicando aqui.

Depois de entender um pouco mais sobre os ODS, é preciso definir prioridades. Esse é o segundo passo. Apesar de ser uma agenda integrada, onde os 17 Objetivos devem ser considerados ao mesmo tempo, as empresas vão conseguir trabalhar com maior ou menor intensidade em alguns deles, de acordo com sua área de atuação. Por isso, é preciso realizar uma avaliação do negócio e entender as oportunidades geradas pela Agenda 2030.

Já no terceiro passo, é preciso estabelecer metas. Compartilhar os desafios com todos e demonstrar de que forma os ODS, inseridos nas ações cotidianas, podem fornecer benefícios para a empresa.

No quarto passo, o importante é integrar a sustentabilidade e os ODS nas atividades e na governança, fortalecendo a Agenda 2030.

Por fim, com os processos já estabelecidos, é hora de pensar em relatórios e indicadores que possam demonstrar a eficácia e benefícios que essa nova estratégia de negócio proporcionou à empresa. Além disso, uma comunicação eficiente aproveitará a oportunidade para melhorar a imagem da empresa para seu público-alvo.

Organizações como a Rede Brasil do Pacto Global e coalizões como a Estratégia ODS podem auxiliar no processo de inserção dos ODS no dia a dia dos negócios, conheça mais!