Estratégia ODS acompanha atividades do Projeto Costurando Oportunidades, da AVSI Brasil

Representantes da Estratégia ODS e da Mandaçaia Social estiveram em Belo Horizonte para acompanhar os resultados do projeto Costurando Oportunidades

Em 2021, a AVSI foi uma das organizações que recebeu apoio financeiro da Estratégia ODS, com cofinanciamento da União Europeia, através do Edital para Organizações da Sociedade Civil do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. O projeto Costurando Oportunidades para as Metas de Desenvolvimento Sustentável surgiu com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de mulheres em privação de liberdade nas APACs femininas de Minas Gerais, e promover a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no âmbito do encarceramento feminino. Desta forma, o projeto realizou 7 formações sobre o Método APAC e os ODS para recuperandas e funcionários das APACs femininas e 2 cursos profissionalizantes de Corte e Costura Industrial na APAC de Belo Horizonte, para 20 recuperandas, totalizando 160 horas.

Com as ações do projeto chegando ao fim, a equipe AVSI MG recebeu, nos dias 25 e 26 de outubro, a visita técnica dos representantes da Estratégia ODS e da Mandaçaia Social (consultoria que acompanha a execução do projeto). A visita contou com a presença de Thiago Battaglini, Relações Institucionais e Governamentais da Fundação Abrinq e Régis Sá e Sílvia Sá, sócios consultores da Mandaçaia Social.

Na segunda-feira, dia 25, a equipe visitou a APAC Feminina de Belo Horizonte, junto à Gerente Geral da AVSI em Minas Gerais, Déborah Amaral, e à Assistente de Projetos, Alice Faasen. Nesta visita, foi possível conhecer as instalações da instituição e realizar uma roda de conversa com as beneficiárias que tiveram acesso ao Curso de Corte e Costura Industrial. O momento foi oportuno para discutir sobre o impacto do curso em suas vidas e o conhecimento adquirido sobre ODS durante as formações que participaram. Norma, uma das recuperandas beneficiadas, declarou que “o projeto foi para mim mais do que aprender a costurar, e aprender a gerar uma renda, foi um sopro de vida, de aprendizado e de esperança”.

Em um segundo momento, ocorreu uma reunião institucional, que além dos já citados, contou com a presença do Juiz de Direito da comarca de Belo Horizonte, Dr. Marcelo Augusto Lucas Pereira, e do presidente da APAC de BH, Dr. Marcelo José Gonçalves da Costa. Na reunião foram discutidos os impactos que ocorreram após a formação e o curso, e o legado positivo que o projeto deixa para a APAC de BH. Por fim, de volta à AVSI, as equipes conversaram sobre a atuação da AVSI Brasil, os resultados mais expressivos e as lições aprendidas ao longo da execução do projeto.

No segundo dia, terça-feira, dia 26, as equipes da AVSI, Estratégia ODS, e Mandaçaia realizaram uma visita de campo em Itaúna (MG). Nesta oportunidade, visitaram as APACs feminina e masculina, pioneiras na implementação do método APAC. Na instituição feminina, tiveram a oportunidade de conversar com as recuperandas sobre o que aprenderam durante as formações sobre ODS, e houve uma discussão produtiva a respeito do tema, na qual as mulheres destacaram principalmente a relevância do ODS 5 (Igualdade de Gênero) em suas vidas, dentro e fora da APAC. Além disso, a equipe também pôde visitar as instalações da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado) e do CIEMA (Centro Internacional de Estudos do Método APAC).

Costurando Oportunidades foi o primeiro projeto da AVSI Brasil voltado diretamente ao público feminino das APACs e, por meio dele, foi possível identificar diversos desafios e especificidades que o público feminino privado de liberdade apresenta, em comparação ao público masculino. A visita das equipes da Estratégia ODS e Mandaçaia Social foi bastante importante para concluir as atividades do projeto e mostrar os resultados alcançados. A Assistente de Projetos da AVSI, Alice Faasen, reiterou que “o projeto originou diversas discussões muito importantes para o desenvolvimento de ações em prol das recuperandas na APAC, dando luz às ideias e sugestões de mulheres que vivenciam todos os dias a privação de liberdade e proporcionando novas oportunidades para o futuro delas fora da instituição”.