Estratégia ODS é parceira na elaboração e disseminação de curso sobre localização dos ODS nos municípios

Estratégia ODS, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Local Lab são parceiros na elaboração e disseminação de um curso online e gratuito sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios...

Estratégia ODS, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Local Lab são parceiros na elaboração e disseminação de um curso online e gratuito sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios brasileiros. Denominado “Localizando os ODS nos municípios”, o curso traz videoaulas teóricas e práticas, com apresentação de cada ODS e de boas práticas de implementação. Acesse aqui para assistir o conteúdo, que é atualizado semanalmente.

Lançado durante o 2º Festival ODS, evento promovido pela Agenda Pública e Estratégia ODS em maio deste ano, o curso é uma oportunidade de incentivar a gestão pública municipal a adotar soluções integradas e inovadoras que contribuam com o desenvolvimento local sustentável e o bem-estar comum da população. Ministrado por servidores de diversas regiões do país, formados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que sentiram a necessidade de compartilhar, não apenas com os respectivos municípios, mas com o máximo de pessoas toda a nossa experiência e aprendizado.

O secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre, avalia que conciliar as crescentes demandas das cidades, a escassez de recursos orçamentários, os princípios da sustentabilidade e os anseios da população tem sido um desafio cada vez mais presente na vida dos gestores públicos. “A FNP tem como objetivo central reunir e conectar as cidades para contribuir com o desenvolvimento local sustentável. E essa iniciativa realizada no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS tem justamente este propósito, uma vez que estimula a integração dos ODS aos instrumentos de planejamento municipal”, afirma Perre.

Para Stefan Agne, primeiro conselheiro da delegação da União Europeia no Brasil, que cofinancia a iniciativa, o curso é fundamental para aumentar a capacidade das autoridades e gestores municipais na promoção e coordenação de suas ações, nos planos e projetos de desenvolvimento territorial local.

“A parceria da União Europeia implica uma concentração nos aspetos econômicos, sociais e ambientais do desenvolvimento, para gerar crescimento econômico sem deixar de conservar os recursos naturais e de proteger os direitos dos mais vulneráveis. Implica também cooperar com os nossos parceiros para melhorar a governança, em linha com valores compartilhados, e para promover o investimento sustentável, tanto nos países parceiros quanto na Europa. Deste modo, podemos tornar o desenvolvimento verdadeiramente sustentável para nós e gerações futuras”, salienta.

Com a expectativa de disseminar ideias e práticas sobre implementação da Agenda 2030 e dos ODS pelos municípios brasileiros, Gabriela Chabbouh, integrante do Local Lab e analista de políticas públicas na secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de São Paulo/SP, destaca a atuação dos instrutores, que possuem experiência prática na gestão pública municipal e compartilham essas experiências com casos reais. “Isso demonstra o quanto a Agenda 2030 e os ODS são aplicáveis e já são realidade em muitos municípios brasileiros”, enfatiza.