Estratégia ODS participa do novo ciclo das Oficinas ABM – Os ODS nas Gestões Municipais

Os dias 5 e 6 de abril deram início ao novo ciclo das Oficinas ABM – Os ODS nas Gestões Municipais. A primeira atividade, que foi realizada para gestores públicos do Estado do Ceará (CE), contou com a presença de representantes...

Os dias 5 e 6 de abril deram início ao novo ciclo das Oficinas ABM – Os ODS nas Gestões Municipais. A primeira atividade, que foi realizada para gestores públicos do Estado do Ceará (CE), contou com a presença de representantes da Estratégia ODS e outras organizações que realizam ações de auxílio na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em diversos municípios brasileiros.

A programação foi reformulada, abrindo espaço para a participação de prefeituras que apresentaram as experiências na estruturação de políticas públicas relacionadas às metas dos ODS. Na oficina, os participantes puderam acompanhar as boas práticas apresentadas por municípios como Serra Talhada/PE, Caruaru/PE e Santos/SP, além de poderem conhecer plataformas e ferramentas que contribuem com o avanço dos ODS no âmbito municipal.

A Estratégia ODS, representada por Jucilene Rocha, da Fundação Abrinq, apresentou o Repositório de Boas Práticas Municipais (clique aqui para acessar). Trata-se de um ambiente que disponibiliza documentos públicos elaborados por municípios brasileiros que estão relacionados à implementação dos ODS em três áreas: planejamento, monitoramento e participação. São planos plurianuais (PPA), planos municipais para a infância e a adolescência (PMIA), cadernos de indicadores, decretos de comissões municipais, relatórios, entre outros, que permitem a localização dos ODS e o acompanhamento de sua implementação nos municípios.