Estratégia ODS promove encontro de gestores para compartilhar experiências de inovação em ODS
A Estratégia ODS e aFrete Nacional de Prefeitos (FNP) reuniram, nesta quarta-feira, 21, gestores municipais para debaterem “Práticas de Inovação em ODS”. No evento virtual, a prefeitura de Niterói/RJ e a Agenda Pública compartilharam suas experiências com iniciativas voltadas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“A gente quer cada vez mais que essas ações aconteçam, essas trocas de experiências, e que também tenhamos registros, metodologias sistematizadas para que a gente possa disseminar essas informações e de mais autonomia para pessoas e organizações que têm interesse em implementá-las”, disse a a assessora de projetos da FNP, Larissa Cervi, que mediou o debate.
Fomentar a cultura da inovação e acelerar a busca de soluções criativas para desafios municipais associados ao alcance dos ODS. Esse é o objetivo da ODS Week, um evento promovido pela prefeitura de Niterói, em maio de 2019, que reconheceu e premiou as melhores soluções para desafios prioritários da cidade.
Segundo a subsecretária de Planejamento, Marília Ortiz, foram 19 propostas inscritas e 108 servidores participantes. “Essa semana trouxe para a gente a importância de colocar o usuário no centro da concepção das políticas públicas”, disse. Na opinião de Marília, a iniciativa foi interessante, pois estimulou uma forma de fazer política “fora do gabinete”.
Desdobramento da parceria entre o município e a ONU Habitat, a experiência da ODS Week foi sistematizada, de forma que outros governos locais possam implementar uma proposta semelhante, que fomente a cultura de inovação no setor público. Acesse aqui para conhecer.
“A agenda dos próximos anos, ao pensar no que significa ‘não deixar ninguém para traz’ [objetivo central dos ODS], talvez tenha uma tradução bastante elementar. Nós estamos falando de geração de trabalho, emprego e renda, proteção social e novas formas de produzir, de maneira mais sustentável”, avaliou o diretor-executivo da Agenda Pública, Sergio Andrade.
Para lidar com problemas complexos que existem na administração pública, ele apresentou duas iniciativas da instituição. Uma delas, o ODS Lab, que, conforme Andrade propõe solução para problemas de sustentabilidade, conjugando meios de implementação, como assistência técnica, governança, acesso a recursos e estratégias de engajamento e comunicação. Conheça.
Outra iniciativa é o Open Master, que cria estratégias de solução, a partir de problemas reais da administração pública. “Soluções pensadas de maneira real, que tem processo pedagógico de equipes que são muito diversas, com pessoas da iniciativa provada, de diferentes áreas do governo e níveis de formação”, comentou Andrade.
Na avaliação da Larissa, o encontro foi como uma oportunidade de “pensar a partir dos desafios do território, inclusive o planejamento e as ações, a partir dos desafios que a gente tem”.