PNUD e Campus Party querem jovens usando tecnologia para promover desenvolvimento sustentável

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Campus Party, responsável por alguns dos maiores eventos sobre tecnologia, entretenimento e empreendedorismo, anunciaram no último sábado (5) uma nova parceria...

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Campus Party, responsável por alguns dos maiores eventos sobre tecnologia, entretenimento e empreendedorismo, anunciaram no último sábado (5) uma nova parceria para envolver jovens na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Em encontro Brasília, a agência da ONU e os organizadores da Campus Party confirmaram ainda a realização de um hackathon em 2017 — uma maratona de programação em que desenvolvedores de softwares apresentarão soluções tecnológicas que contribuam para a implementação e o acompanhamento dos Objetivos Globais das Nações Unidas.

“O Brasil e o mundo tem um novo desafio pela frente: uma nova agenda global com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Vamos precisar de muita criatividade, compromisso e perseverança”, ressaltou a representante adjunta do PNUD no país, Maristela Baioni.

Segundo a dirigente, “a Campus Party propõe que a juventude ocupe uma liderança nos processos de mudança, e o PNUD – parceiro desta iniciativa – trabalha para que os jovens possam ampliar seu leque de oportunidades e escolhas e traçar seu próprio futuro”.

De acordo com o presidente da Campus Party, Francesco Farrugiga, a Agenda 2030 vai orientar as atividades de um hackathon organizado especialmente na edição de 10 anos da Campus Party — que acontece em São Paulo, entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro de 2017. “Com certeza, teremos um evento bem significativo e faremos o maior hackathon dos últimos tempos”, afirmou.

A cooperação entre o Programa das Nações Unidas e a feira de tecnologia foi anunciada oficialmente durante o Campus Day, evento preparatório para a edição da Campus Party que acontecerá em Brasília, em julho de 2017. O encontro reuniu na capital federal mais de 2 mil pessoas para discussões que abordaram a abertura de dados, transparência em softwares, trabalho e educação no futuro.