Em sua 9ª edição, prêmio reconhece as melhores iniciativas em todo o mundo que usam o esporte para promover e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
O Projeto “Conectados pela Cidade”, realizado pela Unilever Brasil em comunidades do Rio de Janeiro ao longo do 2º semestre de 2016, foi reconhecido como a melhor campanha institucional do prêmio global Beyond Sport 2017. Foram analisados 250 projetos de 70 países que usaram o esporte como pilar central para ajudar a solucionar questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU em 2015.
“Conectados pela Cidade” faz parte de uma iniciativa global da companhia que tem como objetivo impactar positivamente metrópoles ao redor do mundo, bem como mitigar necessidades desses locais com base nos pilares do Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP): melhorar a saúde e o bem-estar, reduzir o impacto ambiental e melhorar as condições de vida.
“É muito gratificante para nós, da Unilever, conquistar um reconhecimento como o prêmio Beyond Sport. São iniciativas como essa que inspiram empresas a criarem projetos verdadeiros e transformadores em prol de um futuro melhor e mais sustentável. A campanha ‘Conectados pela Cidade’ mostra como a ação coletiva e o esporte podem impactar positivamente uma comunidade. Somente a conexão entre pessoas e o engajamento em uma causa pode gerar uma verdadeira transformação. ”, afirma Laís Farhat, diretora de Trade Marketing da Unilever para a América Latina.
Projeto “Conectados pela Cidade”
Moradores das comunidades Santa Marta e Cantagalo, no Rio de Janeiro, tiveram as suas rotinas transformadas ao longo do segundo semestre de 2016. Com o objetivo de engajar os moradores em questões relacionadas à qualidade de vida e de revitalizar espaços importantes para a convivência e recreação dos moradores – o Campo do Tortinho e a quadra do Cantagalo -, a Unilever Brasil e a ONG love.fútbol desenvolveram o projeto “Conectados pela Cidade”.
A reforma dos espaços serviu de pano de fundo para uma transformação maior: mostrar aos moradores das localidades que eles podem fazer a diferença na comunidade em que vivem. Para isso, foi fundamental o envolvimento e a participação dos moradores em todas as etapas. Líderes comunitários, grupos formais e informais atuantes nas localidades e moradores do entorno das quadras tiveram um papel de liderança desde o início. O resultado foi surpreendente: mais de 300 voluntários e três mil horas de trabalho doadas à causa.
Entre mutirões de limpeza, construção e pintura, os moradores também tiveram contato com equipes especializadas em temas que afetam diretamente a saúde e o bem-estar: limpeza e combate ao Aedes Aegypti, gestão de pequenos negócios e autoestima de jovens. “Um dos diferenciais do projeto foi usar o processo de revitalização das quadras para envolver e informar a comunidade em temas relacionados à sustentabilidade, saúde, higiene, autoestima, bem-estar e empreendedorismo”, explica o diretor de Operações da love.fútbol, Manoel Silva.
Sobre a Unilever
A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2 bilhões de consumidores por dia que consomem as mais de 400 marcas disponíveis em seu portfólio de produtos. No mundo, a companhia tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €53.3 bilhões no ano de 2015.
A companhia tem um propósito simples – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos. Por isso, em 2010, anunciou o Plano de Sustentabilidade da Unilever, que tem como visão gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.
A Unilever foi a primeira empresa no ranking de seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2015. No FTSE4Good Index, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2016 pelo sexto ano consecutivo, e foi eleita a empresa de bebidas e alimentos mais sustentável no Behind the Brands Scorecard, da Oxfam, em 2016, pelo segundo ano.
Fonte: SEGS