Publicação: Observatório ODS: superação do subdesenvolvimento a partir de uma nova participação social

Atualmente o Brasil encontra-se em um contexto de regressão na implementação e efetivação da Agenda 2030, sendo um dos países que mais se distancia dos seus objetivos. Segundo o V Relatório Luz da Sociedade Civil Agenda 2030...

Atualmente o Brasil encontra-se em um contexto de regressão na implementação e efetivação da Agenda 2030, sendo um dos países que mais se distancia dos seus objetivos. Segundo o V Relatório Luz da Sociedade Civil Agenda 2030 de  desenvolvimento sustentável no Brasil, dentre as metas estabelecidas 92 (54,4%) estão em retrocesso; 27 (16%) estão estagnadas; 21 (12.4%) estão ameaçadas; 13 (7,7%) estão em processo insuficiente; e 15 (8,9%) não dispõem de informações.

A superação do quadro atual coloca a necessidade da defesa e fortalecimento da democracia como uma estratégia relevante para o desenvolvimento do país, a partir de uma nova participação social, mais qualificada, em que a implementação e o monitoramento dos ODS seja o norte de atuação e engajamento.

A publicação Observatório ODS apresenta mecanismos de Governo Aberto que indicam novos repertórios de participação, qualificando e impulsionando a atuação da sociedade civil e gestores locais para a implementação e monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030.

O texto compila práticas e ações a partir dos pilares de Governo Aberto: transparência, integridade pública, inovação e tecnologia e participação social. Traz sugestões de especialistas para implementação e monitoramento da Agenda 2030 em cada um dos Ps (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz universal e Parcerias) da sustentabilidade e, por fim, apresenta uma matriz de articulação. A matriz, que foi elaborada por meio do cruzamento de dados colhidos a partir da sistematização, pode ser um guia para o desenvolvimento de novas soluções e propostas.