Estratégia ODS participa do evento “Gestores Envolvidos, Cidades Resilientes”, promovido pelo CIMBAJU

Na manhã do dia 30 de outubro, representantes do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS estiveram em Francisco Morato, em São Paulo, para participar do evento “Gestores Envolvidos, Cidades Resilientes”, realizado na FATEC...

Na manhã do dia 30 de outubro, representantes do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS estiveram em Francisco Morato, em São Paulo, para participar do evento “Gestores Envolvidos, Cidades Resilientes”, realizado na FATEC do município e promovido pelo Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (CIMBAJU).

A abertura do evento aconteceu com a palestra de Ricardo Batista, coordenador do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS , que proporcionou ao público uma contextualização sobre a história dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como uma apresentação sobre coalizão e o trabalho feito com o cofinanciamento da União Europeia. O público presente pôde entender a importância da Agenda 2030 para o dia a dia dos municípios e como os ODS podem servir como um norte para o planejamento e a gestão de cada cidade.

Dentre os municípios presentes no evento, Francisco Morato já é integrante da Estratégia ODS. A prefeita Renata Sene utilizou os ODS como modelo para seu plano de governo e, desde então, promove ações de melhoria na cidade, buscando atingir as metas da agenda. Com a parceria com a Estratégia ODS, a equipe da prefeita recebe todo suporte técnico e metodologias exclusivas para desenvolver esse trabalho ainda melhor na região.

Durante a palestra, o público teve acesso a alguns dados analisados pela Fundação Abrinq, coordenadora do Projeto. Entre os principais apontamentos, constatou-se que as receitas públicas que os municípios do CIMBAJU dispõem são menores do que a média do Estado de São Paulo, caracterizando uma grande dificuldade para a implementação de ações essenciais na região. Por outro lado, Francisco Morato, que foi premiado pelo Conselho Federal de Administração, mostrou que é possível inserir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no DNA da gestão.

Confira alguns dados levantados pela Fundação Abrinq e a Estratégia ODS:

Proporção de pobres e extremamente pobres – 2018

Receita Corrente per capita – 2018

Facebook: https://www.facebook.com/estrategiaods/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjddA8OvtQ6ibo3IXbIRr0g
Twitter: https://twitter.com/estrategia_ods
Instagram: https://www.instagram.com/estrategiaods/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/28885716