Renata Sene, prefeita de Francisco Morato, município apoiado pela Estratégia ODS, participa da G-STIC Conference, em Dubai

A prefeita de Francisco Morato-SP, Renata Sene, participou de um painel durante a G-STIC Conference, uma das maiores conferências mundiais para a discussão de avanços e soluções tecnológicas para o alcance das metas dos Objetivos de...

A prefeita de Francisco Morato-SP, Renata Sene, participou de um painel durante a G-STIC Conference, uma das maiores conferências mundiais para a discussão de avanços e soluções tecnológicas para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento faz parte da World Expo, que teve início em outubro do ano passado e também contou com a participação de outras lideranças de instituições como a Fiocruz e a Organização Mundial da Saúde.

Em sua apresentação, Renata explicou como o município de Francisco Morato adaptou seus instrumentos de gestão e novas ações com a Agenda 2030 e as metas dos ODS. A prefeita também compartilhou experiências do município na área da saúde, entre elas o sucesso na cobertura vacinal contra COVID-19, ficando entre as dez cidades com mais de 90% de cobertura no estado paulista em relação à aplicação da primeira dose.

Francisco Morato conta com o apoio da Estratégia ODS para realizar a adaptação dos instrumentos de gestão à Agenda 2030. Além disso, documentos como o Plano Plurianual foram construídos de forma participativa, com o apoio da população, que contribuiu de forma efetiva para o desenvolvimento de novas políticas públicas que considerem o bem-estar dos habitantes.

Ela afirmou que os ODS deram um caminho para o município seguir. “Agora temos um norte, sabemos quem somos e o que nossa cidade deseja de fato. A Agenda 2030 é uma ferramenta importante de construção de políticas públicas”, reforçou. “Para implementar os ODS no município, é importante trazer a população para perto e fazê-la entender quais são as demandas locais”, completou.

Nosso plano de implementação dos ODS inclui participação social, parcerias e transparência. Estamos investindo em ações que envolvem políticas públicas em educação, assistência social, cultura, esporte e saúde

Renata Sene, prefeita de Francisco Morato

A prefeita finalizou alinhando as expectativas da prefeitura com o G-STIC. Entre elas, estão mapear e estender oportunidades para parcerias internacionais; participar de redes municipais; trocar conhecimento e experiência de plataformas; angariar recursos para o desenvolvimento sustentável, e melhorar e ampliar a ação dos ODS locais.